Postagens

O que é Ciclo Dual?

Imagem
Essa postagem surgiu do contato do leitor Maicon acerca do Ciclo Dual! Perguntas: Qual é o melhor entendimento para este tipo de ciclo, já que as literaturas normalmente dizem que ele é apenas um ciclo que pode representar melhor as variações de pressão do que o ciclo Otto e o ciclo Diesel, como isso se explica? Ele é uma descrição mais objetiva dos ciclos Otto e Diesel? A seguir, um resumo das informações que consegui coletar visando explicar da melhor maneira possível! Entretanto, sugiro que os leitores que tiverem mais informações comentem abaixo! O ciclo Misto, Dual ou Ciclo de Sabathé, representado pela figura abaixo, é um compromisso entre ambos os ciclos e o que melhor descreve a operação dos motores diesel de alta rotação. Neste ciclo a combustão ocorre em duas fases, com parte do calor sendo fornecida a volume constante e o restante sendo fornecido à pressão constante. Figura 1: diagrama pV O ciclo duplo consiste seguintes operações: 1.   1-2 comp...

Resolvido: Uma tábua uniforme de 50 N suporta duas crianças, que pesam 500 N e 400 N, respectivamente

Imagem
Uma tábua uniforme de 50 N suporta duas crianças, que pesam 500 N e 400 N, respectivamente, conforme a figura. Estando o suporte da gangorra sob o centro de gravidade da tábua e a criança de 500 N a 1,2 m do centro, determine: a) a força para cima, em Newton, exercida pelo suporte sobre a tábua; b) onde a criança de 400 N deve sentar-se, a fim de equilibrar o sistema. Resolução do exercício: Lembrar sempre de observar a figura, pois dessa forma fica mais fácil de visualizar o problema! a) O somatório das forças na direção y deverá ser igual a zero, ou seja, ΣFy = 0  Sendo assim, considerar a força P(N) na direção y (para baixo) que tem como valor 50N igual a zero: N − P(A) − P(N) − P(B) = 0 N − 500 − 0 − 400 = 0 N − 900 = 0 N = 900N b) Para que o sistema fique em equilíbrio, o somatório dos momentos deverá ser igual a zero, ou  seja, ΣMo =  0.   Considerando como centro de equilíbrio o ponto em que o suporte ...

Exercício resolvido: Um grifo foi utilizado para rosquear um tubo de d = 20mm a uma luva

Imagem
Um grifo foi utilizado para rosquear um tubo de d = 20mm a uma luva como  mostra a figura. Determinar a intensidade da força F exercida pelo grifo no tubo,  quando a força de aperto aplicada for   40N . Resolução do exercício: Lembrar sempre de observar a figura, pois dessa forma fica mais fácil de visualizar o problema! Dados: dA = 180mm FA = 40N    dB = 30mm  FB = ?          Notas: 1. Para determinar o valor da força aplicada no tubo o sistema de forças [FA][FB] deverá estar em equilíbrio! 2. Para o ponto de referência [A] estar em equilíbrio a soma dos momentos tem que ser igual a zero!  3. Momento de uma Força Aplicada é o mesmo que Torque. Sendo assim, todas as unidades de medida no exercício deverão ser apresentadas com a unidade padrão do Torque que é Newton (N)! Logo:  ∑MA= 0 FA * dA = FB * dB 40 * 180 = F * 30  ...

Exercício Resolvido: Determinar a intensidade da força F, para que atue no parafuso o torque de 40 Nm

Imagem
Resolução do exercício: Lembrar sempre de observar a figura, pois dessa forma fica mais fácil de visualizar o problema! Dados: MA = 40Nm d = (CA/cos23º)  F = ?                 Notas: 1. Observando a figura, veremos um triângulo retângulo com um dos lados (cateto adjacente) no valor de 20 cm. O valor de [a] vai representar a hipotenusa. Entretanto, não temos o valor do cateto oposto ao ângulo de 23º! 2.  A distância [a] é a resultante de uma fórmula da trigonometria para encontrar a hipotenusa quando não temos o valor de um dos catetos (cosseno  do ângulo = cateto adjacente/hipotenusa)!  3. Torque é igual a Momento de uma Força Aplicada. Sendo assim, todas as unidades de medida no exercício deverão ser convertidas para a unidade padrão do Torque que é Newton por metro (Nm)! Logo: d = (CA/cos23º)  d = 20/cos23º = 21,72cm Transformando para metros = 0,217m ...

Ônibus elétricos recarregáveis sem fio

Imagem
Uma tecnologia que promete mudar as perspectivas do mercado de carros movidos à eletricidade começou a ser testada em dois ônibus na Coréia do Sul: a recarga sem fio. Conhecidos como Veículos Elétricos Online (Olevs, na sigla em inglês), esses meios de transporte podem encher suas baterias enquanto rodam sobre trechos de asfalto especialmente equipado. Ao invés de ter que parar para se conectarem, os ônibus recolhem energia de cabos colocados sob as ruas por meio de uma tecnologia chamada Campo Magnético Estruturado em Ressonância (SMFIR, na sigla original), desenvolvida pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia. O funcionamento dessa tecnologia tem baixo custo, já que os cabos de força só precisa ser instalados em 5 a 15% da rota e só são ativados quando os veículos passam por cima deles, reduzindo o uso de força. Além disso, o sistema possui grande eficiência, utilizando 85% da energia que é emitida pelas linhas. Presente e futuro Atualmente, os d...

A importância dos amortecedores dos carros

Imagem
O técnico da Nakata, Eduardo Guimarães, ressalta que amortecedores são indispensáveis para garantir o desempenho e a estabilidade do carro, assim, sendo itens de segurança do carro tão importantes quanto o sistema de freios, airbag, cinto de segurança e pneus. "A função básica do amortecedor é fazer com que o pneu mantenha contato com o solo.  Ele freia o movimento de oscilação da mola, mantendo o pneu em contato com o chão, e, quando em perfeitas condições, permite ótima estabilidade direcional, seja na ré, linha reta ou em curvas", explica Eduardo. De acordo com o especialista, um amortecedor em boas condições também é responsável por diminuir o espaço de frenagem, tornando, assim, o veículo mais seguro. "Em uma curva, há melhor controle do veículo. Enfim, todas as funções de rodagem em baixa, média ou alta velocidade apresenta melhor dirigibilidade", enfatiza, lembrando que a peça também é um item de conforto, já que absorve os impactos das irreg...