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DIAGNÓSTICO DE BOMBA CENTRÍFUGA

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O diagnóstico é o resultado de uma inspeção detalhada que deve ser realizada todas as vezes em que desmontamos um equipamento para uma manutenção preventiva ou corretiva. Dependendo do tipo de manutenção adotada, poderemos ter resultados diferentes no diagnóstico, já que o comprometimento das peças e elementos de máquinas sofrerá influência direta deste fator. As bombas centrífugas estão entre os equipamentos que exigem um diagnóstico confiável e satisfatório, por representarem um dos principais elementos de uma planta industrial. O procedimento de investigação deve ser realizado após a bomba ser desmontada e suas peças serem devidamente lavadas e estarem completamente limpas para que o técnico possa verificar minuciosamente, os motivos das falhas e quais as causas dos desgastes apresentados pelas elementos da bomba. Os mancais de rolamento, eixos, rotores, carcaças (voluta ou difusor), sistema de vedação (retentores, gaxetas ou selo mecânico), qualidade do lubrificante (níveis de co

CAVITAÇÃO

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A cavitação é um fenômeno físico que ocorre no interior das bombas de deslocamento hidrodinâmico de fluidos. Consiste na formação de bolhas de ar ou vapor do fluido bombeado. Estas bolhas chocam-se contra as paredes da carcaça da bomba (voluta ou difusor) e dos rotores (principalmente os fechados), causando desgastes profundos na estrutura dos mesmos como trincas e rachaduras, na maioria das vezes irreversíveis. Este fenômeno pode ser causado por falhas no projeto das linhas de transferência, na variação da temperatura do fluido ou falhas na operação da bomba. Estas falhas ou variações causam desníveis de pressão (entre a pressão do fluido bombeado e a pressão atmosférica) na tubulação permitindo a formação da cavitação. A cavitação causa vibração nas bombas e na tubulação, esta vibração agride as peças rotativas como os mancais de rolamento aumentando o atrito entre os corpos rolantes, consequentemente aumentando a temperatura. Os acionadores (motores elétricos ou de combustão)

INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

É BASTANTE IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA E DO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA QUE OCORRAM INSPEÇÕES DIÁRIAS NOS EQUIPAMENTOS DE UMA PLANTA INDUSTRIAL . UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES DE UMA MANUTENÇÃO PREDITIVA É O MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE UMA MÁQUINA. OS ELEMENTOS DE MÁQUINAS DEVEM SER CATALOGADOS PARA UMA OBSERVAÇÃO DETALHADA PARA QUE SE POSSA DESCREVER SUA DEPRECIAÇÃO E COMO ESTAS ALTERAÇÕES PODEM ATINGIR O EQUIPAMENTO. MANCAIS DE ROLAMENTO, PONTOS DE LUBRIFICAÇÃO, ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DE ROTORES E EIXOS, REPRESENTAM PONTOS DE OBSERVAÇÃO. A CONSTATAÇÃO DE UMA FALHA EM UM MANCAL DE ROLAMENTO, DE UM AUMENTO NA VIBRAÇÃO OU NA TEMPERATURA DA MÁQUINA AINDA EM SEU ESTÁGIO INICIAL, PERMITE PLANEJAR A SUSTITUIÇÃO OU CORREÇÃO DO PROBLEMA NOS COMPONENTES DAS MÁQUINAS, DE MODO QUE NÃO INTERFIRA NA PRODUTIVIDADE, EVITANDO UMA PARADA MAIS EXTENSA DEVIDO À QUEBRA DE UM DOS SEUS COMPONENTES. MANCAIS DE ROLAMENTO QUE FUNCIONAM EM AMB

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

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A manutenção preventiva consiste em controlar o desempenho das máquinas e equipamentos industriais através de inspeções diárias levando em conta informações preliminares catalogadas na manutenção preditiva . Particularidades como: robustez do equipamento, tipo de lubrificação empregada, vida útil dos elementos de máquinas, esforços característicos da produção, são informações que permitirão ao técnico de manutenção prever os principais defeitos e falhas de cada um destes elementos. Desta forma, será possível uma programação de uma parada para substituição de peças, evitando paradas que comprometam a disponibilidade da máquina. Uma parada programada, além de não comprometer o rendimento da produção, evitará também um comprometimento da estrutura do equipamento em uma manutenção corretiva depois da quebra do componente avariado. Portanto devemos convencionar a manutenção preventiva o momento oportuno para a substituição de elementos de máquinas, substituindo uma prática antiga em que a

MANUTENÇÃO PREDITIVA

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A manutenção preditiva é um método de controle e monitoramento de equipamentos e máquinas de uma linha de produção industrial, que tem por objetivo reduzir as paradas não programadas e consequentemente reduzir os custos de manutenção, aumentando com isto a disponibilidade de máquinas para a produção. Na manutenção preditiva são criados parâmetros de controle, observação e monitoramento de horas trabalhadas, num banco de dados onde constam informações sobre um determinado equipamento. Estas informações representam um detalhamento específico da data e hora da substituição de cada elemento de máquina, lubrificação ou inspeção realizada no equipamento. A manutenção preditiva visa criar hábitos de controle dos períodos de manutenção preventiva - onde devem ser realizadas as substituições das peças - permitindo com isto, uma considerável economia para as empresas que adotam estes procedimentos. Estas empresas passam a dispor de controle através de dados confiáveis e gráficos demonstrati

VÍDEO DO MAIOR MOTOR DO MUNDO

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No ano passado eu postei aqui no blog uma matéria sobre o maior motor diesel do mundo. Quando li em um site, fiz questão de compartilhar este conhecimento com os leitores ( O maior motor Diesel do mundo ) . Estes dias estava vendo uns vídeos no youtube, quando para minha surpresa achei o vídeo que mostra um destes motores em ação. Claro que vocês tinham que ser contemplados com esta maravilha da engenharia e sobretudo da ciência. Eu particularmente tenho que confessar-lhes, já assisti várias vezes, pois uma coisa é ver fotos e outra coisa bem mais emocionante é ver todos os surpreendentes detalhes. Vejam o vídeo e compartilhem suas impressões nos comentários no final da postagem: