Postagens

AV1 - Sociedade Brasileira e Cidadania [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

Imagem
1) Leia o trecho a seguir: "O número de candidatas eleitas neste domingo (7) para deputada federal aumentou. A bancada feminina, até então composta por 53 parlamentares, agora terá 77 integrantes, o que representa 15% das 513 vagas na Câmara de Deputados, o percentual era de 10". (BRANDINO et al., 2018, [s.p.]) Dentre as 1626 vagas para deputados distritais, estaduais, federais e senador, apenas 65 foram preenchidas por candidatos que se autodeclaram pretos nas eleições 2018. Eles são 4% dos eleitos neste ano". (DANTAS; GELAPE, 2018, [s.p.]) As reportagens de jornais descrevem um cenário de eleições no qual: Alternativas: a) O reconhecimento das diferenças foi plenamente contemplado. b) O equilíbrio de poder político entre os diferentes grupos sociais foi garantido. c) As desigualdades sofridas pelas mulheres e pelos negros na sociedade brasileiras estão refletidas. d) O aumento exponencial da presença de mulheres na Câmara de Deputados sinaliza o fim das desigualdades d...

AV1 - Física Geral e Experimental - Energia [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

Imagem
1) Texto base: Um motor elétrico gira uma pequena esfera presa em um bastão de 1,3 m de comprimento. Dois estudantes decidiram descobrir qual a velocidade angular da esfera. Um possuía um cronômetro e outro fez seu melhor para marcar as posições inicial e final da esfera. Após 5 s no cronômetro, a esfera realizou um arco de circunferência de aproximadamente 3 m. Os estudantes, muito espertos, decidiram que o ponto onde eles iniciaram a medida seria a origem do movimento. Sabendo disso, qual foi a posição angular final da esfera? E qual a velocidade angular da mesma? Marque a opção com ambas as respostas corretas: Alternativas: a) b) c) d) e) 2) Texto base: Alternativas: a) 634 kg . m² b) 1536 kg . m² c) 5861 kg . m² d) 6692 kg . m² e) 8722 kg . m² 3) Texto base:   Uma força de módulo F=25N é aplicada horizontalmente sobre um bastão conforme figura. Calcule o momento da força sobre um bastão de comprimento 0,9m, livre para girar horizontalmente a partir da extremidade...

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS - AVANÇADO

Imagem
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA  COMPLETO COM TODAS AS ATIVIDADES NOME DA DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AVANÇADO  CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS, ESFORÇOS EXTERNOS E INTERNOS  Aula: A3_DIAGRAMAS DOS ESFORÇOS INTERNOS SOLICITANTES  OBJETIVOS    Definição dos objetivos da aula prática:  - Aplicar os conceitos teóricos para determinar (desenhar) os diagramas de esforço cortante (DEC) e de momento fletor (DMF) em uma viga isostática, utilizando um software de análise estrutural.  - Aprender a como utilizar um software para análise de estrutura.  SOLUÇÃO DIGITAL: FTOOL  O Ftool é um programa para a análise estrutural de pórticos planos. Tem como objetivo principal a prototipagem simples e eficiente de estruturas. Inicialmente foi desenvolvido com um enfoque educacional, mas evoluiu para uma ferramenta frequentemente utilizada inclusive em projetos executivos de estruturas profissionais. Procurando atender de forma mais adequada as necessidades d...

AP2 de Estruturas de Concreto Armado II [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]

Imagem
  Pergunta 1. A corrosão do aço em estruturas de concreto armado é considerada uma manifestação patológica não muito rara nas construções. Nesse contexto, avalie as seguintes afirmações. I. A corrosão do aço é um processo eletroquímico que se inicia e prossegue devido a características construtivas da estrutura de concreto armado, além de condições climáticas e de exposição. II. A colocação de espaçadores que auxiliam o correto posicionamento das armaduras dentro das formas é uma prática que procura garantir o cobrimento especificado e a vida útil prevista das estruturas em projeto. III. A utilização de adições minerais em concretos pouco influencia a deterioração por corrosão da armadura. IV. Os produtos da corrosão são expansivos e podem ocasionar fissuras em vigas e pilares e, ate mesmo, o destacamento de pedaços de concreto. É correto o que se afirma em: Múltipla Escolha: I, II e IV, apenas.  I, III e IV, apenas.  I, II e III, apenas.  II, III e IV, apenas. ...