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NOÇÃO INTUITIVA DO LIMITE AULAS 6, 7 e 8

As vídeo aulas a seguir são compostas de resolução de exercícios para melhor entendimento do assunto abordado:

A RETA E O PLANO

A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta e o plano podem estar em posição vertical, horizontal ou inclinada. Um tronco boiando sobre a superfície de um lago nos dá a idéia de uma reta horizontal. O pedreiro usa o prumo para verificar a verticalidade das paredes. O fio do prumo nos dá a idéia de reta vertical. Um plano é vertical quando tem pelo menos uma reta vertical; é horizontal quando todas as suas retas são horizontais. Quando não é horizontal nem vertical, o plano é inclinado.

GEOMETRIA DESCRITIVA

O desenho técnico, tal como nós o entendemos hoje, foi desenvolvido graças ao matemático francês Gaspar Monge (1746-1818). Os métodos de representação gráfica que existiam até aquela época não possibilitavam transmitir a idéia dos objetos de forma completa, correta e precisa. Monge criou um método que permite representar, com precisão, os objetos que têm três dimensões (comprimento, largura e altura) em superfícies planas, como, por exemplo, uma folha de papel, que tem apenas duas dimensões (comprimento e largura). Esse método, que passou a ser conhecido como método mongeano, é usado na geometria descritiva. E os princípios da geometria descritiva constituem a base do desenho técnico.

NOÇÃO INTUITIVA DO LIMITE AULAS 3, 4 E 5

A seguir as três vídeo aulas trazem exercícios resolvidos de limites. Fonte: UFEPE.

NOÇÃO INTUITIVA DO LIMITE - AULAS 1 E 2

O estudo do limite visa estabelecer o comportamento de uma função numa vizinhança de um ponto (que pode ou não pertencer ao seu domínio). As vídeo aulas a seguir serão compostas de resolução de exercícios para melhor entendimento do assunto abordado.

RECORDE DE VELOCIDADE EM CARRO A VAPOR

Uma equipe britânica quebrou nesta terça-feira, na Califórnia, o recorde mundial de velocidade em carro a vapor, ao atingir 225,055 km/h, anunciaram os organizadores do evento. O recorde anterior remontava a 1906, quando o americano Fred Marriott chegou aos 204,387 km/h em Daytona Beach (Flórida). A marca, obtida na base áerea Edward's, 60 km ao norte de Los Angeles, foi a média de duas corridas, com velocidades máximas de 218,871 km/h e 243,148 km/h. Charles Burnett III, que liderou a façanha, definiu: - Foi absolutamente fantástico, o carro respondeu maravilhosamente. O veículo britânico, cujo recorde deverá ser confirmado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mais parece um catamarã que um carro de corrida. Construído com fibra de carbono e alumínio, o veículo pesa três toneladas, mede 7,6 metros e tem uma dúzia de caldeiras. Das agências de notícias Los Angeles, EUA.