AV2 - Física Geral e Experimental - Energia [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]
1) Aplicar uma força num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir" a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido, distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão.
Considere as afirmações a seguir:
I- A força total exercida por um fluido sobre o fundo de um tanque que o contém pode ser calculada multiplicando-se a pressão do fluido contido em seu interior multiplicada pela área.
II- Pressão e força são duas grandezas físicas idênticas, uma vez que ambas surgem da interação entre dois objetos e a força sempre causa uma pressão.
III- Todos os objetos na superfície da Terra estão imersos em um fluido chamado ar, e sofrem uma pressão da ordem de
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.
Alternativas:
- a)
I.
- b)
II.
- c)
I e II.
- d)
I e III.
- e)
I, II e III.
Um cubo de granito de 0,9m de aresta será colocado sobre o piso de uma construção,
para fins decorativos. Para saber se o piso suportará seu peso sem sofrer danos, a pressão que o
cubo exerce sobre ele precisa ser conhecida. Calcule a pressão, sabendo que a densidade do granito
Alternativas:
- a)
24300Pa
- b)
124300Pa
- c)
27000Pa
- d)
127000Pa
- e)
19683Pa
Se um fluido incompressível e de viscosidade desprezível escoa em regime laminar em uma tubulação fechada estendida na horizontal, sua vazão será _____ . Se a tubulação mudar de modo que a área por onde escoa o fluido sofra uma redução, a velocidade do fluido _____ , como mostra a equação _____.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase acima:
Alternativas:
- a)
constante; diminuirá, da continuidade.
- b)
sempre maior; aumentará; da continuidade.
- c)
constante; diminuirá; de Bernoulli.
- d)
constante; aumentará; da continuidade.
- e)
sempre maior; se manterá constante; de Bernoulli.
Uma placa de vidro de comprimento 4,5m sofre uma redução de temperatura de 50°C Considerando que o coeficiente de dilatação térmica do vidro é...qual a variação no comprimento final da placa?
Alternativas:
- a)
Não há variação
- b)
-4cm
- c)
-2cm
- d)
-4mm
- e)
-2mm
Alternativas:
- a)
1mm
- b)
2mm
- c)
3mm
- d)
4mm
- e)
5mm
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!