PROJETO DE EXTENSÃO I - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO [RESOLVIDO]
Aluno: [Nome completo] |
|
RA: [Número do RA do aluno] |
|
POLO / UNIDADE: |
|
CURSO: |
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. |
|
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Engenharia de Controle
e Automação está relacionado com a preservação, divulgação e garantia de acesso
à informações de diversas áreas de conhecimentos, auxiliando na difusão da
cultura para a comunidade por meio de cursos, oficinas, palestras, aulas,
sessões de monitoria de conteúdos do ensino médio (como matemática, física e
química), noções de informática, administração, economia, desenho técnico,
legislação e segurança do trabalho, meio ambiente e gestão ambiental, entre
outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse projeto
extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais
e estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs). |
COMPETÊNCIAS: |
I - Conceber e conduzir
experimentos e interpretar resultados; II - Modelar e analisar sistemas; III - Desenvolver e/ou utilizar
novos recursos, ferramentas e técnicas. |
PERFIL DO EGRESSO: |
A IES busca que o egresso do
curso de Engenharia de Controle e Automação seja um profissional ético,
crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que pelas
atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Ação e Difusão Cultural o
egresso possa desenvolver habilidades e competências que permita o
desenvolvimento de novas tecnologias e transferência de conhecimento com o
uso da criticidade, ética e criatividade na solução de problemas da sociedade
considerando aspectos ambientais, políticos, econômicos, culturais, sociais e
de segurança e saúde no trabalho, bem como tenha capacidade de planejar,
conduzir e ensinar experimentos, interpretação e análise dos resultados de
fenômenos físicos e químicos, ferramentas matemáticas, computacionais e de
simulação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Comunicação Interpessoal |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O Programa de Ação e Difusão Cultural
do curso de Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo a
disseminação e troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a
sociedade, contribuindo com a divulgação, acesso e manutenção do patrimônio
cultural. |
CONTEÚDOS: |
I - Administração e Economia; II - Química, Ciências do
Ambiente e Ciências dos Materiais; III - Física, Matemática e
Estatística; IV - Fenômenos de transporte; V - Mecânica dos sólidos. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
GUERRINI, Fábio Muller; ESCRIVÃO FILHO,
Eduardo; ROSSIM, Daniela. Administração para engenheiros. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2016. BROWN, Lawrence S. Química geral
aplicada à engenharia. São Paulo: Cengage, 2014 PHILIPPI JUNIOR, Arlindo (org.).
Energia e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2016. ASKELAND, Donald R.; WRIGHT,
Wendelin J. Ciência e engenharia dos materiais. 3.ed. São Paulo: Cengage,
2015. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert;
WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: volume 1: mecânica. 10. ed. Rio de
Janeiro : LTC, 2018. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um
curso de cálculo: volume 1. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. ZABADAL, Jorge Silva; RIBEIRO,
Vinicius Gadis. Fenômenos de transporte: fundamentos e métodos. São Paulo:
Cengage Learn- ing, 2016. BEER, Ferdinand P. et al. Mecânica
dos materiais. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2021. |
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!