AV1 E AV2 DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO [RESOLVIDAS]


1) Segundo Gobe (2004, p.117), “o ciclo de vida de um produto e´ a representação dele no mercado desde seu lançamento ate´´ o declínio, passando por diferentes estágios, de maneira similar ao que ocorre com qualquer ser vivo”. E muitos fatores podem contribuir ou não com o tempo de vida de um produto no mercado.

Segundo Gurgel (2008) esses fatores podem ser:


Alternativas:

  • a)

    inovação, qualidade e moda.

  • b)

    concorrência, obsolescência e distribuição.


  • c)

    obsolescência, confiabilidade e preço.

  • d)

    concorrência, promoção e qualidade.

  • e)

    inovação, garantia e moda.

2)

Para Rozenfeld et al. (2006), no modelo prescritivo ou sequencial de desenvolvimento de produto “as informações sobre o produto eram definidas em uma ordem lógica de uma área funcional para outra. Primeiro Marketing, depois Design, Engenharia, Produção etc. O projeto “caminhava” entre elas, e cada uma se limitava a receber uma determinada informação, realizar o trabalho e produzir o resultado que dela se esperava.”

O problema encontrado nesse modelo era:


Alternativas:

  • a)

    falta de monitoramento e controle dos resultados obtidos nas fases, fazendo com que ocorra retrabalho, atrasos e aumento nos custos.


  • b)

    a consequência final reflete no cliente que ficará satisfeito com o pacote de valores agregados no produto onde a empresa produziu um produto igual àquele que estava esperando encontrar.

  • c)

    interação forte entre as áreas funcionais, durante e depois da realização das atividades.

  • d)

    as atividades e procedimentos para o gerenciamento eram formais, baseados no conhecimento das pessoas.

  • e)

    as atividades e procedimentos eram iguais entre as áreas funcionais, que criavam culturas e padrões de trabalho semelhantes.

3)

Segundo Rozenfeld et al. (2006), “...a complexidade e o dinamismo dos ambientes econômico, tecnológico, social e de regulamentação foram aumentando ao longo dos anos, com destaque para o aumento da diversidade de produtos, maior valorização do atendimento a prazos, maior pressão de custos, maior regulamentação socioambiental, aceleração da taxa de inovação tecnológica, clientes mais exigentes etc. A intensificação dessas exigências, no final dos anos 1980, levou ao surgimento de diversas propostas de mudanças maiores na visão de como desenvolver produtos, as quais resultaram em uma transformação significativa na gestão do PDP em um período curto de espaço de tempo. Essa abordagem tornou-se amplamente conhecida como o movimento da Engenharia Simultânea.”

 

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. A chamada Engenharia Simultânea trabalha com etapas em paralelo para o desenvolvimento do produto.

II. Ela se contrapõe ao modelo sequencial trazendo maior comunicação entre as áreas.

III. Conforme Prasad. et al. (1998), a engenharia simultânea aborda os aspectos da gestão do ciclo de vida do produto sem a integração com o planejamento, projeto, produção e demais fases.

IV. Para Smith (1997), a Engenharia Simultânea tem uma cooperação multifuncional no desenvolvimento do produto com o objetivo de criar produtos melhores, mais baratos e lançados mais rapidamente no mercado.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • c)

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


  • e)

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

4)

No pós-desenvolvimento os processos que passam a ter o controle do produto são os de produção e entrega de produtos. (ROZENFELD et al. 2006, p.417).

 

ROZENFELD, Henrique; FORCELLINI, Fernando Antônio; AMARAL, Daniel Capaldo. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Editora Saraiva, 2000.

 

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir sobre o Pós-desenvolvimento:

 

I. A última parte do Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP) é a Fase de Pós-Desenvolvimento.

II. As informações obtidas na Fase de Pré-Desenvolvimento, servirão como entrada para a nova Fase de Pós-Desenvolvimento.

III. A produção basicamente remete a um fluxo básico de três processos em que são reunidas todas as entradas, como insumos e matéria-prima, estas entradas são transformadas através das ferramentas adequadas e resultam como saída o produto final a ser vendido.

IV. As ferramentas estão associadas a diferentes processos de fabricação e é isto que agrega valor ao produto.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • b)

    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


  • c)

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • e)

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

5)

Ana, gerente da empresa Madeiras S. A., está aplicando o modelo de referência para o PDP proposto por Rozenfeld et al. (2006).  Sua equipe está na fase de planejar a descontinuidade do produto, preparar e acompanhar o recebimento do produto e iniciando a descontinuidade da produção. Avaliação geral do encerramento do projeto verificando em termos financeiros e de mercado o que o produto agregou de valor para a empresa e para os clientes e se também contribui para a manutenção da competitividade na organização.

 

ROZENFELD, H. et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma Referência para a Melhoria do Processo, edited by Saraiva. São Paulo, SP, Brazil, 2006.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a etapa das atividades realizadas plea equipe de Ana.


Alternativas:

  • a)

    Lançamento do produto.

  • b)

    Acompanhamento do produto no mercado.

  • c)

    Retirada do produto do mercado.


  • d)

    Preparação da produção.

  • e)

    Planejamento do projeto.



  • 1)

    Fica evidente a importância e o uso das ferramentas do DFX (Amaral et al., 2006).

     

    Complete as lacunas a seguir.

     

    De acordo com a literatura, as principais vantagens e ganhos com o emprego das ferramentas DFX são: _________, _________ e ________.

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


    Alternativas:

    • a)

      tempo/ confiabilidade/ custo.

    • b)

      tempo/ qualidade/ custo.


    • c)

      design/ qualidade/ custo.

    • d)

      tempo/ qualidade/ flexibilidade.

    • e)

      tempo/ flexibilidade/ custo.

    2)

    O TRM representa um processo de planejamento de tecnologia orientado pelas necessidades que identifica, seleciona e desenvolve alternativas de tecnologia para atender a uma série de demandas de produtos (GARCIA; BRAY, 1997).

    GARCIA, Marie L.; BRAY, Olin H.

    Fundamentals of technology roadmapping

    . Albuquerque, NM: Sandia National Laboratories, 1997.

    Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir sobre o TRM:

    I. Tem como objetivo principal fazer a representação gráfica da conexão entre o desenvolvimento de produtos, o desenvolvimento de tecnologias, o mercado e os tempos para execução dos projetos.

    II. Auxilia as organizações a reconhecer as tecnologias mais importantes para serem desenvolvidas e aplicadas, bem como as tendências.

    III. Visa orientar, posteriormente, em quais projetos de produtos as organizações devem investir, bem como o tempo que será utilizado na fase de desenvolvimento.

    IV. Tem o foco de analisar o mercado que será atingido, bem como o produto que estará nesse mercado e as tecnologias e processos que irão compor esse produto, ordenados em função do tempo no qual a organização pretende desenvolver cada fase.

    É correto o que se afirma em:


    Alternativas:

    • a)

      Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    • b)

      Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    • c)

      Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    • d)

      Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


    • e)

      As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    3)

    Rosana, gerente de projetos da empresa Bijus S.A., está implementando o método Technology Roadmap (TRM). Phaal et al. (2004) propõem o método T-Plan, um guia prático de elaboração do technology roadmap baseado em workshops, sobretudo para aqueles pouco envolvidos com a técnica. Esse método segue os passos mostrado na Figura.

     

    PHAAL, R.; FARRUKH, C.; PROBERT, D. Technology roadmapping – a planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting & Social Change, Vol. 71, p.5–26, 2004.

     

    Processo do método de TRM e o T-Plan

     

    GOMES, L. A. V.; SALERNO, M. S. Modelo Integrado de Processo de Desenvolvimento de Produto e de Planejamento Inicial de Spin-Offs Acadêmicos. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção,  2008, Rio de Janeiro. A Integração de Cadeias Produtivas com a Abordagem da Manufatura Sustentável, 2008.

     

    Rosana, junto com uma equipe multifuncional, estão preparando-se para realizar o workshop que irá definir as funcionalidades e o desempenho geral dos produtos, aplicando-se métodos como o Desdobramento da Função Qualidade (DFQ). Por meio dessas informações será possível levantar as tecnologias que deverão ser desenvolvidas e aplicadas aos produtos e aos processos produtivos.

    O workshop que Rosana e a equipe irão realizar deve ser


    Alternativas:

    • a)

      Workshop de Roadmapping ou Elaboração do Mapa.

    • b)

      Workshop de Produto.


    • c)

      Workshop de Mercado.

    • d)

      Workshop de Tecnologia.

    • e)

      Workshop de Projeto.

    4)

    Existem diversas dimensões dos produtos para que possa-se dizer se ele é novo, à medida que altera-se essas dimensões. Trott (2012) indica as principais dimensões dos produtos que podem dar origem ao conceito novo.

    TROTT, Paul J.

    Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. Bookman Editora, 2012.

    Segundo esse mesmo autor, essas dimensões podem ser


    Alternativas:

    • a)

      nome da marca, especificações do produto, e preço.

    • b)

      preço, características e tecnologia.


    • c)

      nome da marca, embalagem, e segmento de clientes.

    • d)

      tecnologia, fornecedores e nível de serviço.

    • e)

      especificações da qualidade, praça e embalagem.

    5)

    Na reportagem “Samsung apresenta seu novo produto, o ”Galaxy Fold” e choca a concorrência com a inovação””, a empresa lança uma novidade: “A Samsung acaba de revelar mais detalhes sobre seu primeiro smartphone dobrável”.

    Baseado na reportagem descrita, o tipo de projeto de desenvolvimento que foi utilizado no novo produto da Samsung.


    Alternativas:

    • a)

      Radical.


    • b) Plataforma.


    • c) Derivado
    • d) Incremental
    • e) Próxima geração.





ATIVIDADE RESOLVIDA
 
     
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