AV1 - FÍSICA GERAL [ATIVIDADE RESOLVIDA]
1) As grandezas físicas são importantes na descrição dos fenômenos da natureza e são representadas por seu valor numérico (módulo), seguido de sua unidade de medida. Contudo, cotidianamente algumas das grandezas são utilizadas de maneira errada, com seus conceitos confundidos, como é o caso das grandezas massa e peso, por exemplo. E isso dificulta a compreensão e descrição correta dos fenômenos.
Assinale a alternativa que expresse, corretamente, a diferença entre as grandezas massa e peso.
Alternativas:
a)
Massa é a quantidade de matéria de um corpo e é uma grandeza vetorial. O peso é a força com a qual o corpo é atraído pela Terra e é uma grandeza escalar.
b)
O peso de um corpo é a força com a qual ele é atraído pela Terra, sendo, por essa razão, uma grandeza vetorial. A massa é a quantidade de matéria que compõe o corpo e é uma grandeza escalar.
c)
Massa e peso são grandezas vetoriais. A diferença é que a definição de peso leva em consideração a aceleração da gravidade.
d)
O peso é fruto do produto da massa pela gravidade, e a massa é fruto do produto do peso pela gravidade.
e)
As unidades de medida, no Sistema Internacional, para massa e peso são, respectivamente, Newton (N) e grama (g).
2)
A análise do movimento de um corpo no plano pode ser realizada de duas formas: pelo lançamento de projéteis (denominado de movimento oblíquo, em que a partícula segue uma trajetória parabólica sob a influência da gravidade) e pelo movimento circular (em que a partícula se move ao longo de um círculo ou arco).
Com relação ao movimento oblíquo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando jogamos um objeto para cima, ele começa a desacelerar porque a gravidade o puxa pra baixo. Assim, na subida, a gravidade atua como uma "aceleração negativa". Mas, quando ele começa a descer, é como se a gravidade desse um empurrãozinho, tornando-se uma "aceleração positiva".
II. Enquanto o corpo está no ar, além do movimento vertical, há o movimento horizontal com velocidade constante. Nesse movimento não há nenhuma força extra atuante nessa direção.
III. A altura máxima da trajetória descrita pelo corpo é o ponto mais alto que ele alcança antes de começar a cair. Nesse ponto, a velocidade vertical é zero.
IV. O alcance máximo é a maior distância horizontal que o corpo pode atingir em uma trajetória. O seu máximo será quando o lançamento ocorrer em um ângulo de 45°.
V. O tempo total do lançamento é calculado pelo tempo de subida mais o tempo de descida do projétil, ou seja, o dobro do tempo de subida.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
I, III e V, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III, IV e V.
3)
O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como o movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, com a aceleração sempre constante.
Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30m/s. Quando o motociclista vê uma pessoa atravessar a rua, freia a moto até parar. Sabendo que a aceleração máxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8m/s², e que a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta, calcule a distância mínima de frenagem em metros e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
108
b)
73
c)
56
d)
35
e)
22
4)
Para calcular a velocidade média que se conhece a variação do espaço percorrido, é preciso dividi-la pelo intervalo de tempo em que o movimento ocorreu. Esse intervalo de tempo é a diferença entre o instante inicial e o instante final. Dessa forma, a velocidade média de um corpo pode ser definida matematicamente por v = Δx / Δt. Sua unidade, no Sistema Internacional, é dada em metros por segundo (m/s).
Assim, considere uma uma situação em que um motorista pretende percorrer em 4,5 horas a distância de 360 km. Mas algumas dificuldades imprevistas o obrigaram a manter a velocidade de 60 km/h durante os primeiros 150 minutos. No percurso restante, para chegar no tempo previsto, qual deve ser a velocidade, em m/s?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
105
b)
90
c)
70
d)
55
e)
30
5)
Pensando em um jogo de futebol, considere uma situação em que o zagueiro lança a bola no campo adversário para um contra-ataque rápido. O lançamento ocorreu em um ângulo β, fazendo com que a bola percorresse 60 metros horizontalmente, uma trajetória parabólica, em 4 segundos.
Desprezando a resistência do ar, qual o módulo da velocidade de lançamento V e o módulo da velocidade horizontal Vx, em metros por segundos, respectivamente?
Para os cálculos, considere senβ = 0,8; cosβ = 0,6.
Alternativas:
a)
15 e 25.
b)
15 e 50.
c)
25 e 15.
d)
25 e 25.
e)
25 e 50.
Contatos
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!