SUB 1 - Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios - A
1) De maneira geral, as mudanças atuam diretamente sobre a forma como as pessoas trabalham e interagem no ambiente de trabalho, as quais levam um determinado tempo para se adaptar, passando pelas seguintes fases: negação, resistência, experimentação e aceitação.
Considerando essas informações, relacione as colunas:
I – Negação ( ) sempre fiz assim e deu certo, por que mudar?
II – Resistência ( ) aceitar as mudanças como melhoria do processo.
III – Experimentação ( ) está tudo funcionando bem, por que mudar?
IV - Aceitação ( ) perceber que existem outras formas de fazer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correspondente.
a) IV, II, III, I.
b) II, IV, I, III.
c) I, III, IV, II.
d) III, I, II, IV.
e) I, II, IV, III.
2) "Capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, com o seu mesmo contexto e experiências. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, enxergar com os olhos dela."
O conceito citado refere-se a que elemento do Design Thinking?
a) Coragem
b) Curiosidade
c) Criatividade
d) Experimentação
e) Empatia
3) Em cada fase da gestão do projeto, é essencial: ___________ regularmente com as partes envolvidas; controlar desvios e antecipar riscos; _________ (perdas, a chegada de um novo funcionário, novas tecnologias); e ________________ (principal fator de sucesso ou fracasso de um projeto).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) Comunicar-se, adaptar, gerir pessoas
b) Verificar, gerir, conduzir
c) Comunicar-se, pensar, gerir pessoas
d) Aferir, compreender, reestruturar
e) Gerenciar, verificar, remunerar
4) Para que você possa interpretar o processo para identificação de problemas ou oportunidades no mercado e gerar valor ao cliente, um dos caminhos é compreender a criação da persona. A criação de personas é uma técnica que permite a construção de perfis fictícios que representam os diferentes tipos de clientes de um negócio. Através dela junto com o exercício da empatia, é possível entender melhor quem são os clientes, como eles se comportam e quais são suas motivações. Com esse conhecimento em mãos, é possível implementar ações mais eficientes, direcionadas e que ofereçam resultados positivos para ambas as partes.
Considerando a orientação para a criação de personas, assinale a alternativa correta.
a) Antes de criar as personas, tenha: papéis coloridos autoadesivos e entrevistas de mercado qualitativas. conduza a equipe através das etapas do processo e facilitar a colaboração entre os membros.
b) Antes de criar as personas, defina um cronograma claro, com prazos e entregas bem definidos, afim de manter o projeto dentro dos prazos estabelecidos e a garantir que todas as etapas sejam concluídas de maneira eficiente.
c) Para criar personas detalhadas, inicie com reuniões regulares para avaliar o progresso do projeto, discutir possíveis desafios e ajustar a estratégia, se necessário.
d) O exercício da empatia consiste em colocar-se no lugar do cliente, compreendendo suas necessidades, desejos e dores. Para criar personas detalhadas, inicie com um nome, idade, sexo, estado civil, onde mora, onde trabalha ou estuda, um hobbie e assim por diante.
e) Antes de criar as personas, defina a identificação de lacunas no mercado e a criação de soluções personalizadas e eficazes. Crie um mínimo produto viável, atribua um nome, idade, sexo e então, terá a persona.
5) Quando criamos soluções inovadoras, exploramos ideias, compreendemos os problemas que nossa solução resolverá e analisamos profundamente o ecossistema circundante, incluindo o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e limitações. Ao desenvolvermos produtos e serviços, nos deparamos com um ciclo de vida para o produto, que proporciona uma compreensão clara e estruturada do desenvolvimento, lançamento, crescimento, maturidade e declínio do mesmo, permitindo uma gestão eficaz. Além disso, facilita a identificação de oportunidades de inovação e melhorias contínuas, otimizando recursos e reduzindo custos.
Ao antecipar desafios, como a entrada de concorrentes ou mudanças no mercado, o ciclo de vida permite estratégias proativas. Além disso, contribui para a maximização do retorno sobre o investimento, a fidelização de clientes e a manutenção da relevância no mercado, fatores essenciais para o sucesso sustentável das organizações. Considerando o desenvolvimento de soluções para produtos ou serviços e as fases do ciclo de vida destes, assinale a alternativa correta.
a) Introdução é onde devemos olhar de forma clara para o produto ou serviço e decidir se devemos melhorar as soluções desenvolvidas ou então descontinuá-las para dar espaço para novos serviços e produtos que façam mais sentido ao público e o mercado.
b) Crescimento é onde o produto ou serviço alcançou o auge do seu potencial, com vendas estabilizadas e público fidelizado. Normalmente nessa etapa, os clientes também indicam mais o produto ou serviço para outras pessoas, caso sua experiencia seja positiva.
c) Maturidade é a fase do ciclo de vida de um produto ou serviço inovador em que as vendas estão estabilizadas, o público está fidelizado e há uma consolidação da fatia de mercado ocupada pela empresa, ou seja, é onde o produto ou serviço alcançou o auge do seu potencial.
d) Declínio é onde exploramos as ideias e entendemos os problemas que nossa solução irá resolver, bem como, entendemos profundamente todo o ecossistema em que estamos inseridos, o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e limitações.
e) Desenvolvimento é a fase onde o público já se acostumou e se adaptou à ideia executada inicialmente, mas precisa ainda de trabalho para poder crescer o aumento de vendas e, consequentemente, a utilização por mais pessoas.
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