MAPA - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54/2023 [RESOLVIDO]
Suponha que você seja o(a) encarregado(a) da gestão da manutenção de uma frota de viaturas da polícia em uma grande capital. Ao revisar o histórico de manutenção da viatura específica com o número 1503, você encontrou os detalhes da Tabela 1.
Esta tabela registra as Datas de Ocorrência (indicando quando o problema foi identificado) e as Datas de Finalização (indicando quando a questão foi resolvida). Além disso, há uma coluna que classifica as situações como "OP" (em operação) ou "FOP" (fora de operação). No caso das situações "FOP", também foram registradas as horas de inatividade.
É importante observar que as manutenções realizadas enquanto a viatura estava em operação geralmente envolviam substituições de peças de menor importância para a segurança do veículo, permitindo que a viatura continuasse em funcionamento. Em alguns casos, a necessidade de substituição era identificada, e a peça correspondente era solicitada, mas sua chegada poderia levar alguns dias.
Premissas a serem consideradas:
Para o cálculo do MTBF (do inglês significa Tempo Médio Entre Falhas), serão consideradas apenas as ocorrências que deixaram a viatura fora de operação (FOP).
A viatura deve ser considerada disponível para uso 24 horas por dia, independentemente da escala de serviço dos policiais, devido às demandas da polícia.
Considere uma aproximação de 730 horas por mês e 8.760 horas por ano.
Tabela 1 - Histórico de manutenções da viatura 1503
Fonte: o autor.
ETAPA 1:
Com base nas informações apresentadas, calcule:
a) O MTBF anual (em horas) para 2022.
b) O MTBF mensal (em horas) para os meses de:
- janeiro/2022;
- agosto/2022;
- setembro/2022;
- novembro/2022.
c) A Disponibilidade anual para 2022, em porcentagem.
d) A Disponibilidade mensal (em porcentagem) para os meses de:
- janeiro/2022;
- agosto/2022;
- setembro/2022;
- novembro/2022.
ETAPA 2:
Analisando o valor da Disponibilidade anual para 2022, você a classificaria como Classe Mundial? Sim ou não? Justifique a sua resposta.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!