Questionário 08 - Estruturas de Aço e Madeira [RESOLVIDO]

Pergunta 1 A instabilidade de peças comprimidas está relacionado com a verificação de elementos em condição de compressão, que por sua vez  compreendendo seu dimensionamento. Podemos entender que na prática elementos em compressão e flexo-compressão,  podem acontecer em pilares de uma modo geral, elementos internos de treliça. Sobre os critérios de projeto de peças em condição de compressão e flexo-compressão, assinale a resposta correta.

  A verificação da instabilidade do pilar, deve ser feita referente ao plano de maior inércia.
  A verificação da instabilidade do pilar, deve considerar as condições de excentricidade acidental e minimizar a excentricidade inicial para elementos retilíneos.
  Para a verificação de peças medianamente esbeltas (40 < 80), deve-se aumentar a excentricidade de primeira ordem (e1) para um valor referente à excentricidade suplementar de primeira ordem (ec), que representa a fluência da madeira.
  O momento fletor de segunda ordem (Md) é obtido a partir da excentricidade de primeira ordem amplificada, considerando somente os carregamentos permanentes.
  Deve ser garantida a segurança em relação ao estado limite último de instabilidade. Para tanto, deve-se verificar o ponto mais comprimido da seção transversal, aplicando isoladamente a análise nos planos de rigidez mínima e máxima da peça.
 
Pergunta 2 Considere uma caixa d’água com capacidade máxima de 11 m³ (figura), que será suportada por 4 pés feitos de madeira com  as fibras no sentido vertical. Os pilares possui seção quadrada e altura de 115 cm. Dimensionar a seção transversal do pilar de modo a não ocorrer instabilidade. Dados:

    Madeira: Dicotiledônea C-40;
    Classe de umidade I, segunda categoria e  carregamento de longa duração;
    Seção quadrada;
    Extremidades rotuladas.




 

 

 

 

  

 

 

 

 

  (b=9 cm; h=9 cm)
  (b=12 cm; h=12 cm)
  (b=10 cm; h=10 cm)
  (b=8 cm; h=8 cm)
  (b=15 cm; h=15 cm)
 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$6,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Comentários