PROVAS - Estruturas de Pontes [RESOLVIDAS]
PROVA 1
Pergunta 1 O dimensionamento das vigas de concreto armado se resume na determinação das áreas de aço necessárias para resistir aos esforços atuantes. De modo geral, as vigas possuem dois tipos de armaduras: as longitudinais e as transversais. A respeito das armaduras transversais é incorreto o que se afirma em:
A consideração do comportamento similar a uma treliça, só é possível devido à fissuração sofrida pela viga de concreto armado.
A diferença entre o modelo de cálculo I e o II, presentes na norma, resume-se à inclinação da biela e a determinação da parcela da cortante suportada pelo concreto.
Os modelos de cálculo dos estribos recomendados na NBR 6118 servem para correção dos erros presentes na analogia da treliça.
As armaduras transversais são comumente chamadas de estribos, são responsáveis por suportar os esforços cortantes da viga e, por isso, devem ser posicionadas na vertical.
Para o dimensionamento dos estribos utilizamos a analogia de treliça idealizada por Ritter e Morsch.
Pergunta 2
As estruturas devem ser avaliadas quanto a dois estados limites de serviço. Primeiramente verifica-se a capacidade das estruturas por meio dos estados limites. Em um segundo momento, avalia-se o comportamento da estrutura já dimensionada quanto aos estados de serviço. A respeito dessa segunda etapa, quais das verificações abaixo não fazem parte das verificações do estado limite de serviço exigidas pela NBR 6118.?
Verificação da vibração da estrutura
Verificação da formação de fissuras
Verificação das flechas das vigas
Verificação da fadiga da peça estrutural
Verificação da abertura das fissuras do concreto
Pergunta 3 As estruturas devem ser avaliadas para os chamados estados limites últimos e também para os de serviço. Cada um tem interesse distinto e, portanto, utiliza uma combinação das ações que melhor representa o comportamento avaliado. Pensando nisso, qual a combinação utilizada para a avaliação das deformações da estrutura?
Combinação rara
Combinação última de construção
Combinação quase permanente
Combinação frequente
Combinação normal última
Pergunta 4 As pontes e viadutos podem ser classificadas de diferentes maneiras, uma delas avalia o sistema estrutural que as sustenta. Pensando nisso podemos afirmar que:
Nas pontes em pórtico os esforços do tabuleiro da ponte são transmitidos aos pilares por meio de aparelhos de apoio rotulados.
O sistema em arcos é um dos mais antigos para vencer grandes vãos. Devido aos grandes momentos que atuam na estrutura estes são geralmente construídos em pedras ou concreto armado.
As pontes em viga Gerber são formadas por uma associação de vigas, formada pelo apoio de vigas dependentes a vigas estaticamente determinadas. Em geral, a viga dependente encontra-se no vão central.
As pontes estaiadas possuem tabuleiros suspensos por cabos de aço, os quais são acionados após a finalização completa da obra e retirada do cimbramento.
O sistema de pórtico é um dos mais utilizados nas pontes e viadutos do país.
Pergunta 5 As armaduras transversais têm como função resistir aos esforços cortantes atuantes na viga. Para o seu dimensionamento é necessário uma série de passos para garantir a integridade das bielas comprimidas e das diagonais tracionadas. Diante disso, com base nos seus conhecimentos sobre estes passos, determine pelo modelo de cálculo I a força resistida pela biela comprimida de uma viga (20x50 cm) construída com C30.
Adote uma altura útil igual a 43 cm.
437,9 kN
712,8 kN
509,1 kN
613,0 kN
426,7 kN
Pergunta 6 Os aparelhos metálicos com teflon apresentam deslocamentos e rotações de grande intensidade quando comparados aos aparelhos convencionais e por isso são pouco utilizados na prática.Esses aparelhos são classificados como:
Aparelho de apoio especial
Aparelho de apoio elastomérico
Aparelho de apoio de concreto
Aparelho de apoio cintado
Aparelho de apoio metálico
Pergunta 7 As ações variáveis são cargas que apresentam grandes variações ao longo da vida útil das estruturas. Um exemplo de ação variável presente nas pontes é a força horizontal que atua sobre o tabuleiro quando o veículo percorre uma trajetória curvilínea. Nas pontes rodoviárias, essa força atua sobre a superfície de rolamento e é chamada de:
Choque lateral
Força centrípeta
Força do vento
Força de frenagem e aceleração
Força de impacto
Pergunta 8 Os serviços de manutenção das obras de arte são importantes para garantir a conservação dos seus elementos. Essas atividades também ajudam a evitar catástrofes, que podem causar a morte dos seus usuários. Com base no seu conhecimento sobre a manutenção das pontes e viadutos do nosso país, assinale a alternativa correta.
Em alguns momentos específicos, como após o impacto de um veículo ou embarcação na estrutura da ponte, deve-se avaliar uma vistoria detalhada, chamada de inspeção especial.
O cadastro e levantamento de registros fotográficos apenas é necessário para a inspeção de registro, sendo opcional nas demais inspeções.
Uma ponte é classificada como excelente quando necessitam apenas de cuidados rotineiros e seus usuários trafegam com conforto e segurança; com relação a sua estrutura, esta deve possuir condições satisfatórias, mesmo que com defeitos isolados.
Para a classificação de um ponte avalia-se as condições da estrutura, da funcionalidade e da durabilidade. Cada um desses parâmetros recebe uma nota sendo a nota final igual a média.
Logo após a construção ou reforma de uma obra de arte, esta deve passar por uma vistorias a fim de levantar informações sobre as suas condições de uso. O nome dessa vistoria e inspeção de registro.
Pergunta 9 Além de sabermos projetar adequadamente uma ponte e viaduto, é fundamental que saibamos mantê-las corretamente, para que possam servir adequadamente ao seu fim por um longo período de tempo. Pensando nisso, responda:
Faz parte das atividades de manutenção das obras de arte rodoviárias a selagem das trincas do concreto. Segundo o DNIT, esta atividade deve ser realizada a cada:
1 ano
6 meses
3 anos
4 anos
2 anos
Pergunta 10 As linhas de influência são usadas para avaliar o esforço de uma determinada seção sob a ação de uma carga móvel. Com base no seu conhecimento sobre o assunto, avalie a linha de influência para uma carga unitária abaixo:
Considerando um trem-tipo formado por duas cargas pontuais de 15 kN separadas uma da outra por 1,5 metros, determine qual a posição mais desfavorável para a aplicação da carga e o valor da cortante gerada por ela?
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 1,5 metros a esquerda, o cortante resultante será 3,75 kN
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 1,5 metros à esquerda, o cortante resultante será -7,5 kN.
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 1,5 metros a direita, o cortante resultante será 11,25 kN
As duas cargas pontuais devem ser posicionadas sobre a seção C, gerando um cortante de 18,75 kN.
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 1,5 metros à direita, o cortante resultante será 15,0 kN.
PROVA 2
Pergunta 1 Ao se projetar uma ponte deve-se conhecer o seu gabarito, que representa a altura livre abaixo da obra para a qual não haverá problemas no fluxo de veículos abaixo da mesma. Para a determinação dessa altura é preciso que se conheça entre outras coisas os elementos hidrológicos do corpo hídrico. A respeito desses elementos é correto afirmar abaixo, exceto:
Os rios de pequenas vazões podem ter sua cota de máxima cheia estimada pela fórmula de Manning.
A cota de máxima cheia de um rio é definida como o máximo nível possível que o mesmo terá no período previsto para a vida útil da ponte.
Dá-se o nome de refluxo ao aumento do nível d’água a montante da ponte gerado pelo estrangulamento do rio pelo aterro, nos rios de grandes vazões.
Conhecer as características a respeito da bacia hidrológica, como área e extensão do talvegue, são fundamentais.
Para a estimativa da cota de máxima cheia é interessante que se tenha o histórico das cotas de máxima cheia e estiagem observadas para o corpo hídrico.
Pergunta 2 Os aparelhos metálicos com teflon apresentam deslocamentos e rotações de grande intensidade quando comparados aos aparelhos convencionais e por isso são pouco utilizados na prática. Esses aparelhos são classificados como:
Aparelho de apoio metálico
Aparelho de apoio de concreto
Aparelho de apoio elastomérico
Aparelho de apoio cintado
Aparelho de apoio especial
Pergunta 3 O sistema responsável por receber e transferir os esforços atuantes até a fundação nas pontes podem ser de diferentes tipos, cada qual com características próprias que são mais indicados para um ou outro caso. Com isso em mente, avalie as alternativas a seguir e diga qual é a incorreta.
As estruturas em arco apresentam grandes reações horizontais em seus apoios, o que exige um maciço de solo resistente.
As estruturas em pórtico apresentam ligações rígidas entre as vigas e pilares, isso resulta na transferência de momento entre esses elementos estruturais.
As pontes estaiadas do tipo harpa são caracterizadas pela suspensão do tabuleiro por meio cabos fixados em um único ponto do mastro.
Dentre as vantagens das pontes em laje temos a grande resistência a torção do tabuleiro e a rápida execução
As pontes em laje são recomendadas para pontes de pequeno vãos, como pontilhões.
Pergunta 4 As pontes e viadutos são estruturas responsáveis por unir dois pontos distintos de uma via, transpondo o obstáculo que os separa. Dessa forma a seção transversal dessas obras devem ser projetadas de acordo com as características da via, para que haja uma continuidade desta. A respeito da seção transversal das pontes, podemos afirmar que:
Chamamos de acostamento as faixas de rolamento que fazem ligações a outras vias, permitindo que os veículos ganhem ou percam velocidade antes de entrar ou sair da via.
As barreiras podem ser construídas em concreto armado ou aço, desde que sejam dimensionadas para impedir a queda de um veículo.
Passeios é o nome dado ao local destinado a passagem exclusiva de pedestres, sua largura recomendada é de 1,5 metros.
As faixas de rolamento são as pistas onde os veículos trafegam, sua largura varia entre 3 a 3,6 metros de acordo com a classe da pista.
A largura total da seção depende apenas da largura das faixas de rolamento e acostamento da via
Pergunta 5 As pontes podem ser classificadas de diferentes formas conforme a característica avaliada. Elas podem ser classificadas em relação ao seu sistema estrutural, sua forma construtiva, sua finalidade e o material preponderante da sua estrutura. De acordo com tudo que você já estudou sobre o assunto, avalie a figura a seguir:
Ponte estaiada de concreto
Pontes em arco de concreto
Balanço estaiada em metal
Ponte treliçada de madeira
Ponte treliçada de metal
Pergunta 6 As obras de arte são formadas por diferentes elementos, sendo eles divididos em: superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura. Além disso, podem haver elementos complementares que auxiliarão na integralização da ponte nas vias de acesso. Sobre todos esses elementos, é correto afirmar que:
Fazem parte da superestrutura das pontes as vigas principais e secundárias responsáveis pelo suporte do tabuleiro. Entretanto, não se incluem as lajes deste.
Rodovias que contornam encostas íngremes, podem substituir os aterros com muro de arrimo lateral por viadutos de meia encosta.
Os viadutos de acesso são utilizados para vencer pequenos cursos d’água, de profundidades não superiores a 50 cm.
Os encontros leves são elementos de ligação entre a ponte e o terrapleno, cuja seção transversal é pequena sendo solicitado à flexão.
As vigas principais fazem parte da superestrutura da ponte e sua finalidade é receber o carregamento do estrado e conduzi-lo para as longarinas.
Pergunta 7 Dentre os primeiros passos para o dimensionamento de uma estrutura está o levantamento das ações atuantes sobre a mesma. Essas ações podem ser divididas em ações permanentes, variáveis e excepcionais segundo a NBR 8681. A respeito das ações permanentes que podem atuar sobre as pontes, está correto o que se afirma em:
Os pilares, quando abaixo da terra, sofrem ação de empuxos cujo valor é determinado para uma largura fictícia igual a 1,5 a largura do pilar.
As ações referentes ao empuxo da terra não devem ser consideradas no projeto dos tabuleiros.
Os recalques das fundações das pontes podem gerar esforços o que faz com que sejam considerados cargas permanentes. Para se evitar problemas com esses esforços recomenda-se sempre que possível utilizar estruturas hiperestáticas.
Fazem parte das cargas permanentes o peso próprio dos elementos estruturais e auxiliares presentes na ponte. Seus valores dependem das características geométricas e materiais desses elementos.
As águas em contato com as estruturas submersas geram cargas permanentes como a pressão exercida pela correnteza sobre os pilares.
Pergunta 8 As ações variáveis que atuam sobre as obras de arte podem ter diferentes origens. A respeito disso responda: qual o agente causador de duas ações variáveis de direções distintas, uma horizontal e outra vertical, sobre o tabuleiro da ponte?
Solo
Atrito
Água
Veículo
Vento
Pergunta 9 A união entre os diferentes elementos das obras de arte é realizada por meio de aparelhos de apoio, os quais garantem que as vinculações adotadas no projeto, ocorram adequadamente na estrutura real. A respeito dos diferentes aparelhos de apoio empregados nas obras de arte, avalie as sentenças abaixo:
I. Os aparelhos metálicos exigem manutenções mais frequentes, devido a problemas com corrosão.
II. O uso do concreto para execução de aparelhos de apoio tem como vantagem seu custo e simplicidade, todavia, apenas podem ser usados para articulações do tipo fixa.
III. Os aparelhos de apoio cintados, são usados para a execução de articulações elásticas. Eles são compostos por camadas de borracha sintética intercaladas a chapas de aço. Está correto o que se afirma em:
As sentenças I e II estão corretas
Somente a sentença III está correta
Somente a sentença I está correta
As sentenças I e III estão corretas
Todas as sentenças estão corretas
Pergunta 10 Os serviços de manutenção das obras de arte são importantes para garantir a conservação dos seus elementos. Essas atividades também ajudam a evitar catástrofes, que podem causar a morte dos seus usuários. Com base no seu conhecimento sobre a manutenção das pontes e viadutos do nosso país, assinale a alternativa correta.
Para a classificação de um ponte avalia-se as condições da estrutura, da funcionalidade e da durabilidade. Cada um desses parâmetros recebe uma nota sendo a nota final igual a média.
Em alguns momentos específicos, como após o impacto de um veículo ou embarcação na estrutura da ponte, deve-se avaliar uma vistoria detalhada, chamada de inspeção especial.
O cadastro e levantamento de registros fotográficos apenas é necessário para a inspeção de registro, sendo opcional nas demais inspeções.
Uma ponte é classificada como excelente quando necessitam apenas de cuidados rotineiros e seus usuários trafegam com conforto e segurança; com relação a sua estrutura, esta deve possuir condições satisfatórias, mesmo que com defeitos isolados.
Logo após a construção ou reforma de uma obra de arte, esta deve passar por uma vistorias a fim de levantar informações sobre as suas condições de uso. O nome dessa vistoria e inspeção de registro.
PROVA 3
Pergunta 1 As armaduras transversais têm como função resistir aos esforços cortantes atuantes na viga. Para o seu dimensionamento é necessário uma série de passos para garantir a integridade das bielas comprimidas e das diagonais tracionadas. Diante disso, com base nos seus conhecimentos sobre estes passos, determine pelo modelo de cálculo I a força resistida pela biela comprimida de uma viga (20x50 cm) construída com C30.
Adote uma altura útil igual a 43 cm.
712,8 kN
426,7 kN
437,9 kN
613,0 kN
509,1 kN
Pergunta 2 As obras de arte são formadas por diferentes elementos, sendo eles divididos em: superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura. Além disso, podem haver elementos complementares que auxiliarão na integralização da ponte nas vias de acesso. Sobre todos esses elementos, é correto afirmar que:
Os viadutos de acesso são utilizados para vencer pequenos cursos d’água, de profundidades não superiores a 50 cm.
As vigas principais fazem parte da superestrutura da ponte e sua finalidade é receber o carregamento do estrado e conduzi-lo para as longarinas.
Rodovias que contornam encostas íngremes, podem substituir os aterros com muro de arrimo lateral por viadutos de meia encosta.
Os encontros leves são elementos de ligação entre a ponte e o terrapleno, cuja seção transversal é pequena sendo solicitado à flexão.
Fazem parte da superestrutura das pontes as vigas principais e secundárias responsáveis pelo suporte do tabuleiro. Entretanto, não se incluem as lajes deste.
Pergunta 3 Conhecer a altura da linha neutra de uma viga submetida à flexão é fundamental para se conhecer a forma de ruptura da mesma. Sendo assim, determine a razão entre a altura da linha neutra e sua altura útil para uma viga retangular de seção 20x70 cm submetida a um momento de cálculo de 587 kN.m, executada com concreto C45.
Considere que a altura útil da viga é igual a 64 cm.
0,262
0,388
0,398
0,450
0,214
Pergunta 4 O peso próprio é o principal exemplo de ação permanente atuante na estrutura, afinal ele estará atuando enquanto a estrutura estiver presente. A respeito da determinação dessas ações responda: qual o peso próprio de uma laje de concreto armado com 10 metros de comprimento e 7 metros de largura, cuja espessura é igual a 20 centímetros?
4,40 kN/m²
350,00 kN
5,00 kN/m²
35,00 kN/m
50,00 kN/m
Pergunta 5 O dimensionamento das vigas de concreto armado se resume na determinação das áreas de aço necessárias para resistir aos esforços atuantes. De modo geral, as vigas possuem dois tipos de armaduras: as longitudinais e as transversais. A respeito das armaduras transversais é incorreto o que se afirma em:
Para o dimensionamento dos estribos utilizamos a analogia de treliça idealizada por Ritter e Morsch.
A diferença entre o modelo de cálculo I e o II, presentes na norma, resume-se à inclinação da biela e a determinação da parcela da cortante suportada pelo concreto.
As armaduras transversais são comumente chamadas de estribos, são responsáveis por suportar os esforços cortantes da viga e, por isso, devem ser posicionadas na vertical.
Os modelos de cálculo dos estribos recomendados na NBR 6118 servem para correção dos erros presentes na analogia da treliça.
A consideração do comportamento similar a uma treliça, só é possível devido à fissuração sofrida pela viga de concreto armado.
Pergunta 6 Além de sabermos projetar adequadamente uma ponte e viaduto, é fundamental que saibamos mantê-las corretamente, para que possam servir adequadamente ao seu fim por um longo período de tempo. Pensando nisso, responda:
Faz parte das atividades de manutenção das obras de arte rodoviárias a selagem das trincas do concreto. Segundo o DNIT, esta atividade deve ser realizada a cada:
2 anos
3 anos
6 meses
1 ano
4 anos
Pergunta 7 As estruturas das obras de arte estão submetidas a cargas cíclicas, com variações bruscas de valores, devido aos veículos que por elas passam. Esse tipo de carregamento pode levar o material que constitui os elementos estruturais a fadiga. Por esse motivo, durante o dimensionamento dessas estruturas deve-se verificar a fadiga. Suponhamos que você deseja avaliar a fadiga da viga principal de uma ponte rodoviária, sabendo que ela está submetida a uma carga permanente de 35 kN/m e uma carga variável de 20 kN/m, qual a combinação que você deverá utilizar?
Adote um fator de redução igual 0,5
Uma combinação quase permanente igual a 45 kN/m
Uma combinação normal última igual a 63 kN/m
Uma combinação quase permanente igual a 37,5 kN/m
Uma combinação frequente igual a 37,5 kN/m
Uma combinação frequente igual a 45 kN/m
Pergunta 8 As ações variáveis que atuam sobre as obras de arte podem ter diferentes origens. A respeito disso responda: qual o agente causador de duas ações variáveis de direções distintas, uma horizontal e outra vertical, sobre o tabuleiro da ponte?
Veículo
Vento
Atrito
Água
Solo
Pergunta 9 As linhas de influência são usadas para avaliar o esforço de uma determinada seção sob a ação de uma carga móvel. Com base no seu conhecimento sobre o assunto, avalie a linha de influência para uma carga unitária abaixo. Considerando um trem-tipo formado por duas cargas pontuais de 15 kN separadas uma da outra por 1,5 metros, determine qual a posição mais desfavorável para a aplicação da carga e o valor da cortante gerada por ela?
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 1,5 metros a direita, o cortante resultante será 11,25 kN
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 1,5 metros à esquerda, o cortante resultante será -7,5 kN.
As duas cargas pontuais devem ser posicionadas sobre a seção C, gerando um cortante de 18,75 kN.
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre o centro da viga, estando a outra 1,5 metros a esquerda, o cortante resultante será 3,75 kN
Uma das cargas pontuais deve ser posicionada sobre a seção C, estando a outra 1,5 metros à direita, o cortante resultante será 15,0 kN.
Pergunta 10 Uma obra de arte pode ser projetada com diferentes sistemas estruturais, que influenciarão no seu custo, impacto estético e, de certa maneira, no método construtivo adotado. Dessa forma é necessário que o engenheiro tenha uma série de informações iniciais para poder definir as características adequadas para aquela determinada situação. A respeito dessas informações, qual das alternativas abaixo não correspondem às essenciais?
Informações sobre a rodovia na qual a obra de arte estará inserida
Informações sobre a presença de agentes agressivos
Informações relativas à navegação no corpo hídrico transposto.
Informações a respeito do maciço de solos da região, como relatórios de sondagens e prospecção
Informações relacionadas às características hidrológicas
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