Atividade MAPA de Ciências do Ambiente [RESOLVIDO]
CONTEXTUALIZAÇÃO
Você já parou para pensar que a gestão de resíduos é essencial para a sustentabilidade? Você já participou de alguma atividade relacionada a essa atividade?
A gestão de resíduos é um tema que tem ganhado muita atenção nos últimos anos, apesar do conceito ter amadurecido e existir há anos. O fato é que a preocupação com o meio ambiente tem gerado mudanças nas pessoas, que cobram mudanças das empresas.
A consciência sobre os impactos dos resíduos que geramos impulsiona a busca por soluções. Esse movimento de iniciativas e de comprometimento traz múltiplos benefícios, já que mobiliza pessoas e empresas a refletir sobre a responsabilidade dos próprios atos, o que gera consequências para todos e para o meio.
As formas de gestão de resíduos se dão pela segregação, coleta, coleta seletiva, reciclagem, reuso, compostagem, gestão integrada, entre outros, sendo obrigatória essa gestão dentro de ambientes empresariais.
Leia o excerto a seguir:
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.
A Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), evidencia as principais responsabilidades do gerador de resíduos e favorece uma visão sistêmica, que abrange diversas variáveis ambientais. A PNRS fundamenta-se no compartilhamento de responsabilidades da geração até a destinação final, na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e no direito da sociedade à informação e controle social, além de estimular a cooperação entre governo, empresas e sociedade.
Diante disso, nossa atividade MAPA da disciplina de Ciências do Ambiente consiste em:
Imagine que você já está atuando como profissional e precisará propor um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Mas primeiramente você vai fazer isso em sua casa, para testar o modelo, para entender o que fazer com cada tipologia de resíduo.
Nessa atividade MAPA você vai precisar fazer um experimento em sua casa durante uma semana.
ETAPA 1
Durante (no mínimo cinco dias seguidos) você vai fazer a segregação dos resíduos que são gerados em sua casa, como por exemplo: orgânico (de cozinha, churrasqueira), papel (que possa ser reciclável), plástico (que possa ser reciclável), lâmpadas (caso trocar, pode colocar em unidades), resíduos não recicláveis (resíduos de banheiro, embalagens de chips, e outros), vidro (caso tenha), metais (latinhas por exemplo), inservíveis (por exemplo: sofá antigo que vai descartar, colchão velho que vai descartar, móveis), resíduo de construção civil (pequeno gerador, proveniente de obras pequenas, não é válido grande gerados), jardinagem (pequeno gerador), outros (pode especificar o que tiver em sua casa).
Feita esta separação, realize os seguintes passos para responder a atividade:
Faça o registro fotográfico dos resíduos. (Cole suas imagens dentro deste item do seu arquivo de resposta, tenha ATENÇÃO com o seu registro, a foto deve estar nítida):
ETAPA 2
Com os resíduos separados, você irá analisar a quantidade que foi gerada em uma semana, e preencher os dados a seguir:
Nome do município:
Bairro:
Quantidade de pessoas que residem no local:
Há coleta seletiva no município?
Se sim, quantas vezes por semana (especificar):
Há Ecopontos na cidade? Como funciona?
Há logística reversa no município (perigosos):
ETAPA 3
Agora que você já fez o levantamento dos tipos e quantidades de resíduos, explique o objetivo de um PGRS.
ETAPA 4
Para cada tipo de resíduo, proponha uma ação de Educação Ambiental para reduzir sua quantidade.
ETAPA 5
Conclua sua atividade destacando a importância da gestão integrada de resíduos estudada na disciplina de Ciências do Ambiente.
Referências:
CHATALOV, Renata Cristina de Souza; MATEUS, Gustavo Affonso Pisano; PARDO, João Marcos. Ciências do Ambiente. Maringá: Unicesumar, 2019.
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