ATIVIDADE 2 - MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Por meio da análise do diagrama de tensão-deformação, é viável obter várias características de um material específico. A ilustração abaixo representa um diagrama de tensão-deformação obtido a partir do ensaio de tração de um aço estrutural.
Elaborado pelo professor, 2023.
Em relação ao diagrama acima, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1: A tensão de ruptura do material B é de 300 MPa.
Alternativa 2: A tensão de escoamento do material B é de 250 MPa.
Alternativa 3: O material B possui uma tensão de ruptura maior do que a do material A.
Alternativa 4: No material A, a tensão de 450 representa o limite de proporcionalidade do material.
Alternativa 5: A partir do diagrama de tensão-deformação do material B, identifica-se que se trata de um material frágil.
As forças internas ocasionam diversas tensões nos materiais. Dentre as forças internas, estão a normal, cortante e momento fletor (WAIDEMAN, 2012). Em relação ao momento fletor, ASSINALE a alternativa que representa a tensão provocada por esta força interna.
Alternativa 1: Flexão
Alternativa 2: Torção
Alternativa 3: Normal de tração
Alternativa 4: Normal de compressão
Alternativa 5: Cisalhamento
Tensão de cisalhamento média ou tensão cortante média é um tipo de tensão gerada a partir de forças paralelas a seção de corte, geralmente aplicada aos pinos e aos parafusos de ligações, que tendem a cortar o material analisado. A partir dos seus conhecimentos a respeito deste assunto, para a ligação ilustrada acima, DETERMINE a tensão de corte nos pinos que ligam as barras, cujo diâmetro é de 0,5 cm. Dados: F = 6,36 kN.
Entre 10 e 11 MPa
Entre 40 e 41 MPa
Entre 100 e 110 MPa
Entre 400 e 410 MPa
Entre 1000 e 1100 MPa
A lei de Hooke é aplicável a materiais que exibem comportamento elástico linear. Com o objetivo de determinar as propriedades de um material, por meio destes conceitos, realizou-se um ensaio de tração em uma barra cilíndrica com diâmetro de 15 mm, e comprimento inicial de 620 milímetros. Uma carga de tração de 11,2 kN foi aplicada e o comprimento da barra aumentou em 0,264 mm, ainda durante a fase de regime elástico deste material. Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nas informações acima o módulo de elasticidade do material é:
Alternativa 1: O E está no intervalo de 37 a 38 GPa.
Alternativa 2: O E está no intervalo de 148 a 149 GPa.
Alternativa 3: O E está no intervalo de 37000 a 38000 GPa.
Alternativa 4: O E está no intervalo de 148000 a 149000 GPa.
Alternativa 5: O E está no intervalo de 370000 a 380000 GPa.
A fim de garantir a resistência dos materiais ocasionada por uma força. No cálculo estrutural ou mecânico, é preciso conhecer as cargas atuando dentro do material. As forças internas resultam em diferentes tipos de tensões nos materiais. Essas forças incluem a tensão normal, a tensão de cisalhamento e a tensão de momento fletor.
Hibbeler, Russell Charles. Resistência dos materiais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2019. Em relação à tensão ocasionada por uma força perpendicular à seção de um elemento estrutural, assinale a opção que representa a tensão causada por essa força interna.
Alternativa 1: Flexão.
Alternativa 2: Torção.
Alternativa 3: Cisalhamento.
Alternativa 4: Flexão obliqua.
Alternativa 5: Normal de Tração ou compressão.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!