MAPA Conceitos da Administração e Ética Empresarial
A gestão de qualquer negócio é extremamente complexa, em função da grande quantidade de processos que são necessários para a execução das tarefas.
Há empresas que têm vários departamentos, como marketing, administrativo, financeiro, entre outros. Cada seção terá processos específicos e todos eles precisam ser controlados para que se identifique o que é eficiente e o que não é. Tornar os processos eficientes é um grande desafio que precisa ser superado para alavancar qualquer tipo de negócio. Esse é um desafio recorrente em todos os tamanhos de empresas, organizações e tipos de negócios. Você, como futuro profissional, desejará atuar com eficiência e obter assim bons resultados. A nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial vem trazer mais significado para a sua futura profissão. Um dos caminhos para tornar os processos eficientes é por meio das áreas funcionais da
administração, você se lembra cada uma delas certo? Isso, são elas mesmos:
- Administração de Operações e Logística;
- Administração de Marketing;
- Administração de Recursos Humanos;
- Administração Financeira.
Sabemos que existem outras áreas funcionais em uma empresa, essas apresentadas são as principais que aprendemos em nossas aulas e no livro didático, que somado com os seus conhecimentos e vivência poderá tornar essas áreas ainda mais eficiente em um negócio.
Que tal experimentar um artigo que fornece algumas perguntas para entender e melhorar as áreas funcionais de um negócio, isso por meio de um diagnóstico empresarial. Agora você está pronto para mais uma etapa nessa atividade, sendo necessária realizar uma reflexão. Sobre esse artigo que você acabou de ler, reflita quais questionamentos você faria para melhor as áreas funcionais de um negócio. Caso desejar, escreva isso, suas anotações serão importantes para a etapa de ação de sua atividade MAPA.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta ação, que será a entrega da sua atividade MAPA, você terá que estruturar as áreas funcionais para uma determinada empresa que deseja instalar uma sede no Brasil. Você foi convidado hipoteticamente por essa empresa, sendo essa uma empresa britânica que projetou um carro elétrico movido a água. Isso mesmo, conheça mais sobre o produto e a empresa na reportagem a seguir. Interessante, concorda? Pois bem, imaginando que você assuma a administração dessa empresa, sua primeira tarefa é estruturar como será as quatro áreas funcionais administrativas desta empresa. Vamos então dividir a sua tarefa nessa atividade MAPA em etapas, sendo que cada etapa será relacionada com uma área funcional que você estruturará e realizará a entrega nesta atividade.
ETAPA 1 – Administração de Operações – Cadeia de Abastecimento Integrada.
Nesta primeira etapa, você deverá descrever como será a cadeia de abastecimento integrada da empresa britânica no Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, são eles:
- Localização da empresa;
- Distribuição física;
- Administração dos estoques;
- Modo de transporte.
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de Administração de Operações e Logística e aplicá-lo de uma forma ativa.
ETAPA 2 – Administração de Marketing – Os 4Ps do Mix de Marketing
Nesta segunda etapa, você deverá descrever como será o marketing da empresa britânica no Brasil e, para isso, você utilizará os 4 Ps do mix de marketing. Obrigatoriamente, você terá que escolher no mínimo dois itens de detalhamento para cada um dos 4 Ps do mix de marketing, explicado como ocorrerá cada item.
- Produto (escolher no mínimo dois itens e descrever);
- Preço (escolher no mínimo dois itens e descrever);
- Promoção (escolher no mínimo dois itens e descrever);
- Praça (escolher no mínimo dois itens e descrever).
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de Administração de Marketing e aplicá-lo de uma forma ativa. A seguir, há uma imagem contendo os itens de cada um dos 4 Ps do mix de marketing para auxiliá-lo na escolha.
ETAPA 3 – Administração de Recursos Humanos – Do Recrutamento ao Treinamento
Nesta terceira etapa, você deverá descrever como será a administração de recursos humanos da empresa britânica no Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, sendo eles:
- Recrutamento;
- Seleção;
- Avaliação;
- Treinamento.
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de Administração de Recursos Humanos e aplicá-lo de uma forma ativa.
ETAPA 4 – Administração Financeira – Tipo de Recurso e Relatórios
Nesta quarta etapa, você deverá descrever como será a administração financeira da empresa britânica no Brasil. Alguns itens obrigatoriamente deverão constar em sua resposta, sendo eles:
- Tipo de Recursos (justificando a resposta);
- Relatórios financeiros (escolher no mínimo dois itens e descrever sua justificativa).
Nesta etapa, você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4 no tópico de Administração Financeira e aplicá-lo de uma forma ativa.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!