MAPA - ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
O dimensionamento de condutores é um ponto abordado na NBR5410:2004, no item 6 – Seleção e instalação de componentes. Segundo a norma, para que seja feito um dimensionamento correto dos condutores, devemos considerar vários fatores da instalação, como: potência do circuito, comprimento do circuito desde o ponto de entrega da distribuidora (a fim de manter a queda de tensão, dentro dos limites aceitáveis), método de instalação, fator de agrupamento, fator de temperatura e capacidade de corrente do condutor. Como profissional, você deve sempre manter um dimensionamento conforme a norma e conseguir realizar implementação com o melhor custo beneficio para o cliente.
1) Um cliente quer instalar o seguinte motor em sua fábrica: o método de instalação é B1 e cabo de Cobre isolação de XLPE, em 380 Volts. Qual deve ser a secção mínima do cabo?
1.2) Para estes mesmo motor, qual é a corrente de partida, quando ele está ligado a uma tensão de 380V? E qual a corrente de partida quando o motor está ligado a uma rede 660V?
1.3) Quais são os tipos de rolamentos utilizados neste motor? 1.4) Qual o grau de proteção IP deste motor?
2. Existem algumas duvidas quanto ao motor apresentado pela placa de identificação a seguir:
2.1 O que significa regime de serviço S1?
2.2 O que significa categoria N do motor?
2.3 O que significa isolação F do motor?
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!