ATIVIDADE 3 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA [RESOLVIDA]
Biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações e energia. O objetivo de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos e minimizar os efluentes, maximizando os benefícios e o lucro. As biorrefinarias integram diversas rotas de conversão – bioquímicas, microbianas, químicas e termoquímicas – em busca do melhor aproveitamento da biomassa e da energia nela contida. O conceito de biorrefinaria é dinâmico e ainda está em desenvolvimento e, portanto, não há modelos e padrões consagrados. Todavia, podem ser apontados exemplos de biorrefinarias que já funcionam na prática, como as usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e as fábricas de óleo, rações, biodiesel e diversos outros derivados a partir da soja (EMBRAPA, 2011).
As biorrefinarias fazem parte da agenda de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, mobilizando grandes quantias de recursos e esforços públicos e privados voltados para o aproveitamento integral da biomassa, para agregar valor às cadeias produtivas e reduzir os impactos ambientais.
Os conceitos de biorrefinaria e da química verde enfocam o aproveitamento da biomassa de modo que se tenham cadeias de valor similares àquelas dos derivados do petróleo, mas com menor impacto no meio ambiente. A otimização do uso da biomassa busca a utilização de sistemas integrados (matérias-primas, processos, tecnologias, produtos e resíduos) sustentáveis, de acordo com parâmetros técnicos que levam em conta, entre outros aspectos, os balanços de massa e de energia, o ciclo de vida, o desenvolvimento socioeconômico regional, a geração e o consumo dos produtos e serviços de forma distribuída e a mitigação da emissão de gases do efeito estufa.
Diante desta contextualização, assim como da Unidade 6 do livro didático da disciplina de Introdução à engenharia, responda as seguintes perguntas:
1. O que é Operação Unitária e quais os tipos existentes?
2. O que é um Processo Unitário?
3. Quais são as principais Operações Unitárias que temos na Engenharia Química e qual é a função de cada uma delas?
4. Quais são as leis que descrevem todos os fenômenos que envolvem as Operações Unitárias?
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!