ATIVIDADE 2 - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2023 [RESOLVIDA]

1ª QUESTÃO "As primeiras abordagens, como o movimento de relações humanas, reconhecem que os seres humanos não são apenas influenciados por estímulos econômicos, mas respondem a outros fatores de ordem social e psicológica (contrapondo ao Homo economicus, o conceito de homem social)". A partir do exposto e de acordo com os estudos sobre a escola das relações humanas, sobre os fatores de ordem social e psicológica que favorecem o movimento das relações humanas, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 

( ) Reduzir a integração social entre colaboradores e equipes. 

( ) Evitar e ignorar as expectativas individuais dos colaboradores. 

( ) Considerar fatores sociais na relação com os integrantes da equipe. 

( ) Um ambiente amistoso, com supervisão branda e espaço para convivência. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

V, V, V, F. 

F, F, V, F. 

F, V, F, V. 

F, F, V, V. 

V, F, V, V.

2ª QUESTÃO "Um time estrelado, uma música inspiradora e a busca por um grande objetivo. Se toda Copa do Mundo conta com esses três elementos, Budweiser, que é a cerveja oficial da Copa do Mundo FIFA, une tudo isso em sua nova campanha global para o Mundial deste ano. A marca traz o brasileiro Neymar Jr., o argentino Lionel Messi e o inglês Raheem Sterling para celebrar a volta do torneio e inspirar as pessoas a alcançarem seus grandes objetivos e festejar suas conquistas". O fragmento apresenta a campanha de uma grande corporação mundial. Sobre essa campanha e sua relação com os estudos da área funcional de Administração de Marketing, analise as afirmativas a seguir:

I. A campanha tem relação com o Produto do Mix de Marketing quando apresenta o seu produto como
cerveja oficial da Copa do Mundo.
II. A campanha tem relação com o Preço do Mix de Marketing quando oferta um preço acessível àqueles
que estiverem nos eventos promovidos pela marca.
III. A campanha tem relação com a Promoção do Mix de Marketing quando realiza uma campanha global
com jogadores importantes para promover a marca.
IV. A campanha tem relação com a Praça do Mix de Marketing quando disponibiliza o seu produto apenas
na sede da Copa do Mundo. É correto o que se afirma em:

I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO"Todos os departamentos e membros organizacionais têm a necessidade de interagir com a área financeira para executar suas tarefas. Conforme referido, cabe à administração financeira gerenciar o fluxo de recursos financeiros, os quais são necessários para o desenvolvimento de qualquer atividade empresarial. No entanto, o porte e a relevância da função financeira na organização dependem de seu tamanho". Na área funcional da Administração Financeira, é possível captar recursos pela organização por alguns tipos. Sobre esses tipos de recursos captáveis pela organização, analise as afirmativas a seguir: 

I. Recursos permanentes são os recursos próprios ou exigíveis no longo prazo. 

II. Recursos de terceiros são aqueles investidos pelos sócios ou lucros retidos na empresa. 

III. Recursos onerosos são aqueles que obrigam a empresa a pagar encargos financeiros. 

IV. Recursos próprios são aqueles investidos que correspondem a compromissos e dívidas contraídas perante terceiros. 

É correto o que se afirma em: 

I e II, apenas. 

I e III, apenas. 

II e IV, apenas. 

II, III e IV, apenas. 

I, II, III e IV. 

4ª QUESTÃO "O processo da Natura não tem nada de muito impressionante no que diz respeito ao transporte e armazenamento de compras, haja vista que os produtos são transportados por veículos tradicionais. Porém, a gestão dessa logística é o estado da arte da tecnologia. Com uma central integrada, visual e totalmente focada em Inteligência de Negócio (BI), a Natura controla em tempo real a localização de cada produto, seu destino, seus custos e os operadores responsáveis por cada etapa. Isso ajuda na correção de erros e na otimização considerável dos prazos de entrega, com redução de custos". Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Natura obtém uma otimização em sua operação devido à gestão de sua logística aliada com a tecnologia em uma central integrada.

PORQUE

II. Essa gestão está voltada para a inteligência do negócio na administração de recursos humanos, desde o recrutamento, a seleção, a admissão e o treinamentos dos colaboradores.

Assinale a alternativa correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO O senhor GG é um colaborador da Faz Bem Ltda. Ele possui um cargo que permite a realização do seu trabalho com autonomia e responsabilidade, gerando motivação em seu dia a dia corporativo, além de possuir uma identidade que valoriza o seu trabalho. Proporcionar a motivação dos funcionários é um dos pilares da abordagem comportamental, e essa motivação pode ser proporcionada por diversos degraus em uma organização, considerando a pirâmide de Maslow. Sobre esses degraus em uma organização, interprete o caso hipotético do senhor GG e avalie em qual degrau ele se encontra na Faz Bem Ltda.:

Sociais.
Segurança.
Autoestima.
Autorrealização.
Salário e benefícios.

 

 

 
 ATIVIDADE RESOLVIDA
 
    R$15,00
     
    CHAVE PIX
     
    eng.carlosjfilho@hotmail.com

Comentários