ATIVIDADE 1 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA [RESOLVIDA]

Para esta atividade, você deverá ler o artigo fornecido e responder as seguintes questões:

Questão 1: O que é concreto comum? Do que ele é composto? Descreva cada componente.
Questão 2: O que é fissura? Como ela ocorre? Elas podem ocorrer em quais elementos estruturais?
Questão 3: O que é bioconcreto? E como ele funciona?
Questão 4: Quais são os principais fatores positivos relacionados ao bioconcreto?

ARTIGO:

"Bioconcreto: uma revisão de sua aplicação na construção civil

Resumo:

O concreto é um dos materiais compostos mais consumidos no mundo, perdendo apenas para a água, devido à sua importância na construção civil. De maneira geral, o concreto consiste basicamente em uma mistura de cimento, água e agregados (graúdos e miúdos). Atualmente, outras variações de concretos especiais já estão sendo utilizadas, sendo formados por, além da mistura citada, materiais classificados como aditivos, que têm como objetivo principal melhorar as propriedades e características do concreto. Nesse sentido, a preocupação com a qualidade desse material o torna alvo de estudos, cada vez mais avançados, visando buscar o seu melhor desempenho e durabilidade estrutural. Diante disso o presente artigo faz uma revisão bibliográfica sobre a utilização do bioconcreto na construção civil. Tem como objetivo introduzir o conceito do bioconcreto como uma alternativa tecnológica sustentável, que permite prover o auto-reparo de problemas patológicos, como a minimização de fissuras presentes em estruturas de concreto. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica a respeito do tema, passando, então, por uma abordagem geral, apresentando a origem, dados estatísticos, aplicabilidade e características tecnológicas sobre a temática. Conclui-se com ênfase a importância de se estudar métodos eficientes para promover e melhorar a capacidade de autocura do concreto, além de potencializar principalmente a utilização de materiais mais sustentáveis no setor da construção civil.

    Introdução

Analisando a construção civil e a sociedade ao longo dos anos, descobriu-se que o concreto armado é um material que vem sendo utilizado desde o século XIX e, está presente nos mais diversos tipos de construções (Helene & Andrade, 2010). Segundo Henriques (2011), o concreto de cimento Portland é um material diversificado e com propriedades altamente desejáveis aos profissionais da área da construção civil. Por determinado tempo, esse material foi considerado eterno, sendo essa afirmação desconsiderada após as estruturas feitas com concreto armado apresentarem falhas.

Geralmente, o concreto é um material extremamente resistente e, quando construídas corretamente e nas condições certas, as estruturas de concreto podem facilmente durar de 50 a 100 anos ou mais. Apesar disso, diversas manifestações patológicas podem atingir tais estruturas, sendo uma delas a inevitável fissuração. Embora alguns profissionais da área da engenharia civil afirmem que as fissuras de pequena extensão não sejam, geralmente, prejudiciais à integridade estrutural do concreto, elas podem facilitar a entrada de água e agentes agressores no interior da estrutura, afetando consideravelmente a durabilidade do material, por meio de efeitos como a corrosão da armadura (Souza & Ripper, 1998). Na área da construção civil, a questão de buscar soluções para solucionar os problemas advindos da corrosão tem sido e ainda é debatida de forma constante. Neste contexto, em virtude da necessidade de se ter estruturas com alta resistência, consequentemente mais sustentáveis e com a finalidade de reduzir os custos de manutenção empregados na construção civil o presente estudo objetiva realizar uma revisão da literatura sobre o emprego do bioconcreto, também denominado como 'concreto autocurável' na construção civil...

    R$35,00
     
    CHAVE PIX
     
    pixblog@mail.com

Comentários