ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA DO PRODUTO [RESOLVIDA]
1) As necessidades dos clientes não são fixas, sendo impossível ter uma lista
definitiva dessas necessidades. O que se pode concluir é que o mercado é afetado por novas tecnologias, novos competidores, taxa de câmbio, entre outros. Com isso, os clientes criam expectativas, necessidades e os produtos já existentes perdem a
atratividade. É necessário ouvir o cliente para lapidar sua necessidade e criar algo dentro das expectativas; além de compreender, é necessário surpreender...
2) Heitor tem 19 anos e decidiu, nesse ano, iniciar o curso de Engenharia, porém ele não está empregado e, com isso, para ajudar nos custos com a universidade, ele combinou com sua mãe que venderá tortas salgadas. Ficou combinado que sua mãe iria fazer tortas salgadas de frango e ele venderia. Logo, ele iniciou suas vendas para
os seus vizinhos e amigos. Com um mês de vendas, as tortas salgadas ficaram
famosas na região e tiveram uma boa aceitação entre os seus amigos e agora
clientes, e suas vendas começaram a aumentar. Após isso, Heitor e sua mãe
conseguiram estabelecer uma boa clientela e produção...
3) A matriz QFD auxilia no trabalho de equipe e no desenvolvimento de um projeto de produto, que busca conciliar diferentes definições do produto dentre as mais variadas fases do projeto, desde o estabelecimento das necessidades dos clientes, requisitos do projeto, definições de valores-meta até as dificuldades técnicas associadas a cada produto. As duas etapas iniciais são fundamentais para o seu desenvolvimento:
- Requisitos dos clientes: desenvolvimento das informações, iniciando-se com o estabelecimento de quem são os consumidores e o que eles esperam na forma dos requisitos, isto é, o que os consumidores esperam do produto final de acordo com suas funcionalidades.
- Importância: importância dos requisitos na visão dos clientes, por meio do desenvolvimento de informações.
- Benchmarking com produtos dos concorrentes: é neste campo da matriz QFD que se torna possível identificar a situação atual do produto com relação a
concorrentes e, até mesmo, produtos similares lançados pela empresa. Nesta etapa, é onde ocorre grande oportunidade de melhoria referente aos requisitos dos clientes, sendo possível criar colunas, neste campo, contendo informações, tais como reclamações, qualidade desejada, taxa de melhoria etc...
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