Tecnologias de Tratamento de Solo - Atividade Resolvida
O total de áreas contaminadas por compostos químicos no Estado de São Paulo é de 6.434, segundo o último cadastro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), publicado em dezembro de 2020. [...] O esforço da Cetesb no sentido de gerenciar e apoiar a revitalização dessas áreas para que possam ser novamente usadas ou habitadas é uma oportunidade em que o mercado imobiliário deve apostar cada vez mais fichas, segundo o especialista em descontaminação de ambientes Gustavo Dorota [...]. Os empreendedores que assumiram a remediação desses terrenos, diz Dorota, estão de olho em um novo uso industrial, comercial ou residencial – até porque muitos têm localização estratégica.
Fonte: ZANATTA, Bianca. Oportunidades surgem em áreas contaminadas. Estadão Imóveis, 22 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/370ROfl Acesso em: 24 mar. 2022.
Considere a seguinte situação:
Uma área contaminada está sob investigação para determinar as possibilidades de reabilitação para novos usos. As características do local investigado são apresentadas a seguir:
Amostras de solo dessa área foram coletadas e enviadas a um laboratório para análise granulométrica de peneiramento e sedimentação. O resultado da análise foi o seguinte:
Você foi solicitado a emitir um relatório sobre o solo da área contaminada, com base nos dados apresentados, contendo:
a) Uma breve introdução sobre as características da contaminação;
b) A classificação granulométrica do solo, indicando as linhas usadas para leitura dos resultados no triângulo textural;
c) O grau de plasticidade do solo com base na foto apresentada;
d) Uma avaliação sobre a viabilidade de remediação do solo por processo térmico, químico, biológico ou lavagem do solo;
e) Referências consultadas.
Pede-se que a elaboração do seu relatório seja baseada nos seguintes materiais disponibilizados para consulta:
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!