ATIVIDADE RESOLVIDA: Preparo e Diluição de Soluções.
Na elaboração dos projetos, o engenheiro necessita levar em conta os fenômenos que estão relacionados com o preparo de soluções. Em função das necessidades exigidas, realize os procedimentos a seguir referentes ao experimento: Preparo e Diluição de Soluções.
DESCRIÇÃO DO LABORATÓRIO
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Béquer de capacidade volumétrica de 50 mL;
- Balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL;
- Proveta de capacidade volumétrica de 10 mL;
- Vidro de relógio;
- Espátula;
- Bastão de vidro;
- Pisseta contendo água destilada;
- Hidróxido de potássio P.A;
- Balança analítica.
PROCEDIMENTOS
1 SEGURANÇA DO EXPERIMENTO
Coloque os equipamentos de proteção individual localizados no “Armário de EPI’s”.
2. PREPARANDO O EXPERIMENTO
Prepare a capela, abrindo a janela, acendendo a luz interna e ligando o exaustor. Feito isso, coloque todos os itens necessários ao experimento que se encontram no Armário inferior, dentro da capela.
3. PESANDO O HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO
Para dar início ao preparo de 100 mL de solução de hidróxido de potássio 0,1 mol/L, calcule a massa de KOH necessária para a preparação da solução. Utilize a função “TARA” da balança para desprezar a massa do vidro de relógio e, em seguida, pese a quantidade de KOH calculada e coloque-a no béquer de capacidade volumétrica de 50 mL.
4. INICIANDO A SOLUÇÃO
Adicione, aproximadamente, 10 mL de água destilada ao béquer contendo o KOH. Para isso, primeiro coloque a água na proveta para medir o volume e, em seguida, transfira a quantidade medida para o béquer. Dissolva o sólido com o auxílio do bastão de vidro e despeje o conteúdo do béquer sobre o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL.
5. REALIZANDO A LIMPEZA DO BÉQUER E ADIÇÃO NA SOLUÇÃO
Coloque 10 mL de água na água na proveta, transfira para o béquer, deixe o bastão de vidro homogeneizando por 5 segundos, retire o bastão e transfira a água para o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL. Repita esse procedimento mais duas vezes, fazendo com que ocorram, pelo menos, 3 lavagens do béquer e do bastão de vidro. Complete o volume do balão volumétrico com água destilada até o traço de aferição e homogeneíze a solução.
6. ROTULANDO A SOLUÇÃO
Transfira o conteúdo do balão volumétrico para a garrafa e rotule a solução.
7. DILUINDO A SOLUÇÃO
Utilize a proveta para medir 1,00 mL da solução de KOH 0,1 mol/L recém-preparada. Transfira essa quantidade medida para o béquer e, posteriormente, para o balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL. Complete o balão volumétrico com água até o traço de aferição. Homogeneíze a solução.
8. AVALIANDO OS RESULTADOS
Siga para a seção “Avaliação de Resultados”, neste roteiro, e responda de acordo com o que foi observado nos experimentos.
9. FINALIZANDO O EXPERIMENTO
Faça a limpeza de todos os materiais utilizados, guarde-os no armário, feche a janela da capela, desligue a luz e exaustor, guarde os EPI’s no armário e encerre o experimento.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1 - Qual a massa de KOH a ser pesada para preparar 100 mL de solução de hidróxido de potássio 0,1 mol/L? Apresente os cálculos.
2 - Qual a concentração e a unidade de concentração da solução de KOH diluída? Apresente os cálculos.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!