MAPA - CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL
Quem está iniciando o próprio negócio precisa ter, no mínimo, um pouco de noção de gestão empresarial, ou seja, deve saber como fazer o planejamento de toda a sua empresa antes mesmo dela se materializar. [...]
Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing. Muitas empresas acabam não gerando melhores resultados justamente por falta de gestão empresarial, por falta de administração. Isso acaba sendo um problema recorrente, gerando empresas ineficientes ou até mesmo o encerramento das atividades. Traçar um futuro para a empresa é traçar um plano de gestão empresarial.
Significância
Esse cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial. A administração constituiu uma necessidade comum a várias profissões e você não pode deixar de ter essa competência, concorda?!
Aplicar os conceitos da administração possibilita que o negócio que você atuará tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos através das áreas funcionais da administração, afinal em nossas empresas desejamos gerar resultados positivos com o mínimo de recursos, isso é ser produtivo.
E nesta gestão empresarial eficiente passa também por desenvolver novos produtos para o mercado, estar em constante adaptação.
Experimentação
Que tal experimentar um caso prático de adaptação, é ainda melhor, concorda?! Sendo assim, lhe convido a ler a reportagem do link abaixo.
Vamos experimentar esse caso e aprender!!!
Reflexão
Gostaria de levar você a uma reflexão... Muitas empresas se adaptam,
como foi o caso da empresa apresentada na experimentação, que no
segmento de bicicletas desenvolveu um sistema de transmissão que elimina
a necessidade de correntes e desviadores. Agora, pense em outros
exemplos que você conhece de empresas ou produtos que precisaram se
adaptar.
Conceitualização
Agora vamos dar um passo para a gestão empresarial. Como já aprendemos
em nosso livro didático de Conceitos da Administração e Ética
Empresarial, a administração é:
“um processo de coordenação do trabalho dos membros da organização e de
alocação dos recursos organizacionais para alcançar objetivos
estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. (SOBRAL; PECI, 2013, p. 6
apud MENEGASSI, 2018).
Ação
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação.
Suponha que você acaba de ser contratado pela empresa do link da nossa
experimentação (empresa que desenvolve bicicleta que não precisa de
corrente) para elaborar um plano de gestão empresarial para iniciar as
suas atividades desta empresa aqui no Brasil, por meio do qual você terá
contato com conceitos que aprendemos durante a disciplina. O nome deste
plano de gestão empresarial será "Pedalando com Administração" e o
mesmo deverá construído pelas etapas 1, 2 e 3 abaixo.
ETAPA 1 – Apresentando a Empresa
Nesta apresentação da empresa você deve definir e descrever quais serão
os quatro pilares no início de suas atividades aqui no Brasil. Os quatro
pilares são:
Necessidade
Recursos
Objetivos
Processos
Nesta etapa você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 1
no tópico de Administração e Gestão e aplicá-lo de uma forma ativa.
ETAPA 2 – Estabelecendo Objetivos
Lembre-se que neste plano de gestão empresarial que é o "Pedalando com
Administração" é necessário traçar objetivos, ainda mais que a empresa
estará começando suas atividades aqui no Brasil.
Descreva no mínimo quatro objetivos que deverão ser alcançados ao iniciar as atividades da empresa.
Nesta etapa você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 2 no tópico de Administração por Objetivos.
ETAPA 3 – A Administração de Marketing Inicial
Agora chegou o momento em seu plano "Pedalando com Administração"
planejar a forma e meios para promover o início das atividades da
empresa aqui no Brasil, e isso será pela administração de Marketing, e
de forma inicial pelos 4 Ps do mix de marketing.
Sendo assim, nesta etapa você deverá descrever através dos 4 Ps do mix
de marketing (Produto, Preço, Promoção, Praça) como será feito o início
das atividades da empresa. É importante que seja utilizado no mínimo
dois itens de detalhamento de cada um dos 4 Ps do mix de marketing, e
deverá ser explicado como irá ocorrer cada item.
Nesta etapa você deverá buscar o conhecimento que aprendemos na Unidade 4
no tópico de Administração de Marketing e aplica-lo de uma forma ativa.
ENTREGAS
O seu desafio será entregar um material com as respostas às questões das três etapas descritas acima para os responsáveis da empresa (caso
deseje, há um template/modelo disponibilizado no Material da Disciplina
que você pode - não é obrigatório - utilizar para inserção das
respostas às questões). Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizado individualmente.
CONTRATE SEUS M.A.P.A.S. DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO & ÉTICA E INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!