O que é Ciclo Dual?
Essa postagem surgiu do contato do leitor Maicon acerca do Ciclo
Dual!
Perguntas: Qual é o melhor entendimento para este tipo de ciclo,
já que as literaturas normalmente dizem que ele é apenas um ciclo que pode
representar melhor as variações de pressão do que o ciclo Otto e o ciclo Diesel, como isso se explica? Ele é uma descrição mais objetiva dos ciclos Otto
e Diesel? A seguir, um resumo das informações que consegui coletar visando
explicar da melhor maneira possível! Entretanto, sugiro que os leitores que
tiverem mais informações comentem abaixo!
O ciclo Misto, Dual ou Ciclo de Sabathé,
representado pela figura abaixo, é um compromisso entre ambos os ciclos e o que
melhor descreve a operação dos motores diesel de alta rotação. Neste ciclo a
combustão ocorre em duas fases, com parte do calor sendo fornecida a volume
constante e o restante sendo fornecido à pressão constante.
Figura 1: diagrama pV |
O ciclo duplo consiste seguintes operações:
1. 1-2 compressão adiabática
2. 2-3 adição de calor a volume constante.
3. 3-4 adição de calor a uma pressão constante.
4. 4-5 expansão adiabática.
5. 5-1 Rejeição de calor a volume constante.
O ciclo de combustão
dupla (também conhecida como ciclo Trinkler) é um ciclo térmico que é
uma combinação do ciclo Otto e o ciclo Diesel, introduzido pela
primeira vez, pelo engenheiro russo-alemão Gustav Trinkler. O calor é
adicionado, em parte em volume constante e, em parte, a uma pressão constante,
a vantagem desse processo é mais tempo disponível para o combustível queimar
completamente. Devido às características do combustível este
ciclo é invariavelmente usado para motores de ignição de diesel à quente.
No ciclo Otto o processo de combustão ocorre a volume constante, enquanto que o ciclo Diesel representa a combustão ocorrendo à pressão constante. No entanto, na prática estes dois ciclos não representam o ciclo de funcionamento real do motor. No ciclo Otto a combustão a volume constante pressupõe uma combustão instantânea.
Bom
ResponderExcluir