A importância dos amortecedores dos carros
O técnico da Nakata, Eduardo Guimarães, ressalta que amortecedores são
indispensáveis para garantir o desempenho e a estabilidade do carro, assim,
sendo itens de segurança do carro tão importantes quanto o sistema de freios,
airbag, cinto de segurança e pneus. "A função básica do amortecedor é fazer com
que o pneu mantenha contato com o solo.
Ele freia o movimento de oscilação da mola, mantendo o pneu em contato com o chão, e, quando em perfeitas condições, permite ótima estabilidade direcional, seja na ré, linha reta ou em curvas", explica Eduardo.
De acordo com o especialista, um amortecedor em boas condições também é
responsável por diminuir o espaço de frenagem, tornando, assim, o veículo mais
seguro. "Em uma curva, há melhor controle do veículo. Enfim, todas as funções de
rodagem em baixa, média ou alta velocidade apresenta melhor dirigibilidade",
enfatiza, lembrando que a peça também é um item de conforto, já que absorve os
impactos das irregularidades de ruas e estradas.
O funcionamento correto do amortecedor depende do bom estado de todo o conjunto de suspensão, juntamente com bandeja, mola helicoidal, pivô, terminal, bieleta, entre outras. Por isso, o mecânico deve orientar seu cliente sobre a importância de manter todo o sistema com a manutenção em dia.
A recomendação da Nakata é fazer as primeiras verificações deve ocorrer a partir dos 40 mil km, mas a qualquer indício de mau funcionamento, como balanço excessivo do automóvel, ou seja, quando a ação da mola atua diretamente na roda sem a frenagem hidráulica do amortecedor, deve-se fazer revisão e, se for o caso, substituir a peça. "Um amortecedor comprometido traz desconforto aos ocupantes, maior desgaste de pneus e dificuldade na condução do automóvel", finaliza Eduardo.
Fonte: Revista "O Mecânico"
Ele freia o movimento de oscilação da mola, mantendo o pneu em contato com o chão, e, quando em perfeitas condições, permite ótima estabilidade direcional, seja na ré, linha reta ou em curvas", explica Eduardo.
O funcionamento correto do amortecedor depende do bom estado de todo o conjunto de suspensão, juntamente com bandeja, mola helicoidal, pivô, terminal, bieleta, entre outras. Por isso, o mecânico deve orientar seu cliente sobre a importância de manter todo o sistema com a manutenção em dia.
Conjunto de Amortecedores |
A recomendação da Nakata é fazer as primeiras verificações deve ocorrer a partir dos 40 mil km, mas a qualquer indício de mau funcionamento, como balanço excessivo do automóvel, ou seja, quando a ação da mola atua diretamente na roda sem a frenagem hidráulica do amortecedor, deve-se fazer revisão e, se for o caso, substituir a peça. "Um amortecedor comprometido traz desconforto aos ocupantes, maior desgaste de pneus e dificuldade na condução do automóvel", finaliza Eduardo.
Fonte: Revista "O Mecânico"
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