Sistema de classes dos parafusos de aço inoxidável
SISTEMA DE DESIGNAÇÃO DE CLASSES
A propriedade característica do aço inoxidável austenítico é que, diferentemente do aço carbono, ele não pode ser endurecido por tratamento térmico, mas somente por deformação a frio. Por este processo, o aço inoxidável austenítico tem suas propriedades mecânicas aumentadas consideravelmente.
Os materiais A1, A2 e A4 são divididos em três classes cada um: 50 - 70 - 80, dependendo do método de produção e dimensões.
O número da classe exprime 1/10 da resistência à tração em N/mm². Assim a classe 80 tem uma resistência à tração mínima de 800 N/mm².
Classe 50 - Material mole obtido por deformação a quente e raramente utilizado na fabricação de fixadores.
Classe 70 - A classe mais comumente usada para todos os fixadores deformados a frio.Esta é a classe padrão e a normalmente fornecida, a não ser que haja especificação em contrário por parte do cliente
Classe 80 - A classe com maiores propriedades mecânicas devido a uma deformação extra a frio que coloca o material ao nível aço carbono 8.8, tornando-os assim intercambiáveis, sem a necessidade de qualquer adaptação.
Parafuso classe A2 - 70 |
AÇO INOXIDÁVEL
|
PARAFUSOS
|
PORCAS
| |||||
grupo
|
material
|
classe
|
diâmetro
d
|
resistência à
tração
Rm 2)
N/mm², min.
|
limite de escoamento
de 0,2%
Rp0,2 2)
N/mm², min.
|
alongamento
Al 3)
mm, min
|
carga de prova
Sp
N/mm²
|
50
|
M39
|
500
|
210
|
0,6d
|
500
| ||
austenítico
|
A1, A2, A4
|
70 1)
|
M20
|
700
|
450
|
0,4d
|
700
|
M20 / M30
|
500
|
250
|
0,4d
|
500
| |||
80 2)
|
M20
|
800
|
600
|
0,3d
|
800
|
1) Estes valores se aplicam somente para comprimentos até 8 x d. Nos materiais A2 e A4 a classe mais comum é a 70.
2) Valores calculados em termos da área da rosca onde é aplicada a carga de tração.
3) O alongamento na fratura deve ser determinado no próprio parafuso com comprimento 3 x d e não em corpo de prova preparado.
2) Valores calculados em termos da área da rosca onde é aplicada a carga de tração.
3) O alongamento na fratura deve ser determinado no próprio parafuso com comprimento 3 x d e não em corpo de prova preparado.
Resistência à tração é a relação entre a máxima carga de tração aplicada e a área original da secção transversal do material.
Limite de escoamento é a carga de tração na qual deixa de existir proporcionalidade entre a carga aplicada e a deformação ocorrida.
Limite de escoamento de 0,2% é utilizado para classes de resistência maiores onde o limite de escoamento convencional é difícil der ser determinado, e é a carga de tração na qual, após o cessamento da mesma, o material apresenta uma deformação plástica de 0,2%.
Alongamento é a variação do comprimento original do corpo de prova, após a fratura ocorrida no teste de tração. Normalmente é expresso em valor percentual.
Carga de Prova é uma carga pré-determinada, geralmente um múltiplo da carga de serviço, à qual o material é submetido antes de ser admitido para uso.
Fonte: Dapco - Fixadores Inoxidáveis
Boa tarde professor,
ResponderExcluirO senhor teria uma tabela de torque para esses parafusos de aço inoxidável?
Atenciosamente,
José Neto