Ponto de Ressuprimento de Estoque
Se os pedidos de reabastecimento não chegam instantaneamente, mas há um lapso entre o pedido sendo colocado e chegando no estoque, podemos calcular o momento de pedido do reabastecimento.
O ponto de ressuprimento é o ponto no qual o estoque vai cair para zero menos o lead time (tempo de atravessamento) do produto. Isso presume que tanto a demanda como o lead time são previsíveis. Mas na maioria dos casos é claro que não funciona assim. Tanto a demanda como o lead time de pedido são prováveis de variar. Nessas circunstâncias, é necessário fazer pedidos de reabastecimento antes do que seria o caso de em uma situação puramente determinística.
Quanto mais cedo o pedido de reabastecimento for colocado, mais alto será o estoque de segurança. A principal consideração no estabelecimento do estoque de segurança não é tanto o nível médio de estoque quando um pedido de reabastecimento chega, mas que o estoque não vai faltar antes de chegar o pedido de reabastecimento.Como define a Norma ISO 9001, os termos devem ser definidos em Manuais e Procedimentos da Qualidade:
Estoque – quando se está falando dos materiais armazenados pela empresa.
Material – quando se está falando sobre determinado item ou pequeno grupo (família) de item.
Demanda (D) – em alguns casos é utilizada a letra “C”. - é a quantidade consumida ou requisitada para uso em um determinado período.
Demanda Média Mensal (D) – é a quantidade média de material consumida em um determinado período.
Demanda Reprimida – é quando se está falando do não atendimento a solicitações de material. Na realidade está relacionada a falta de estoque ( materiais zerados em quantidades)
Tempo de Ressuprimento (TR) – é o espaço de tempo decorrido entre a data da emissão da requisição para compra e aquela em que o material é recebido pelo almoxarifado, podendo ser considerados: tempo de processo de compra e entrega pelo fornecedor.
Lote de Compra (LC) – é a quantidade de material solicitada em cada ressuprimento de estoque.
Ressuprimento – processo de suprir as quantidades faltantes, quer dizer, reabastecer o estoque com quantidades, comprar mais material.
Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE) ou Ponto de Pedido (PP) – corresponde ao nível de estoque que ao ser atingido indica a necessidade de ressuprimento.
Estoque Máximo (EM) – é a quantidade máxima de material a ser mantida em estoque.
Estoque Mínimo (Em) – é a quantidade mínima a ser estabelecida ao atendimento da organização.
Estoque de Segurança (ES) – é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relação ao previsto.
Lista de Material ou Relatórios de Estoque – é a relação de todos os itens de materiais controlados pela empresa. Devido a expansão dos processos, as Listas de Material estão sendo classificadas por famílias de material ou por classificação ABC ou por tipo de equipamento aplicado, como forma de redução de custo na impressão das mesmas.
Lead Time – é o tempo de ressuprimento ou o número de frações de tempo entre a liberação do pedido até o recebimento de determinado item de material. O Lead Time pode ser encontrado com a terminologia Tempo de atendimento.
Inventário – é a contagem física a ser confrontada com os controles definidos pela empresa, podendo ser estes controles manuais ou informatizados.
O ponto de ressuprimento é o ponto no qual o estoque vai cair para zero menos o lead time (tempo de atravessamento) do produto. Isso presume que tanto a demanda como o lead time são previsíveis. Mas na maioria dos casos é claro que não funciona assim. Tanto a demanda como o lead time de pedido são prováveis de variar. Nessas circunstâncias, é necessário fazer pedidos de reabastecimento antes do que seria o caso de em uma situação puramente determinística.
Quanto mais cedo o pedido de reabastecimento for colocado, mais alto será o estoque de segurança. A principal consideração no estabelecimento do estoque de segurança não é tanto o nível médio de estoque quando um pedido de reabastecimento chega, mas que o estoque não vai faltar antes de chegar o pedido de reabastecimento.Como define a Norma ISO 9001, os termos devem ser definidos em Manuais e Procedimentos da Qualidade:
Estoque – quando se está falando dos materiais armazenados pela empresa.
Material – quando se está falando sobre determinado item ou pequeno grupo (família) de item.
Demanda (D) – em alguns casos é utilizada a letra “C”. - é a quantidade consumida ou requisitada para uso em um determinado período.
Demanda Média Mensal (D) – é a quantidade média de material consumida em um determinado período.
Demanda Reprimida – é quando se está falando do não atendimento a solicitações de material. Na realidade está relacionada a falta de estoque ( materiais zerados em quantidades)
Tempo de Ressuprimento (TR) – é o espaço de tempo decorrido entre a data da emissão da requisição para compra e aquela em que o material é recebido pelo almoxarifado, podendo ser considerados: tempo de processo de compra e entrega pelo fornecedor.
Lote de Compra (LC) – é a quantidade de material solicitada em cada ressuprimento de estoque.
Ressuprimento – processo de suprir as quantidades faltantes, quer dizer, reabastecer o estoque com quantidades, comprar mais material.
Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Encomenda (PE) ou Ponto de Pedido (PP) – corresponde ao nível de estoque que ao ser atingido indica a necessidade de ressuprimento.
Estoque Máximo (EM) – é a quantidade máxima de material a ser mantida em estoque.
Estoque Mínimo (Em) – é a quantidade mínima a ser estabelecida ao atendimento da organização.
Estoque de Segurança (ES) – é a quantidade de material destinada a evitar ruptura de estoque, ocasionada por dilatação de tempo de ressuprimento (atrasos na entrega ou qualidade) ou aumento de demanda em relação ao previsto.
Lista de Material ou Relatórios de Estoque – é a relação de todos os itens de materiais controlados pela empresa. Devido a expansão dos processos, as Listas de Material estão sendo classificadas por famílias de material ou por classificação ABC ou por tipo de equipamento aplicado, como forma de redução de custo na impressão das mesmas.
Lead Time – é o tempo de ressuprimento ou o número de frações de tempo entre a liberação do pedido até o recebimento de determinado item de material. O Lead Time pode ser encontrado com a terminologia Tempo de atendimento.
Inventário – é a contagem física a ser confrontada com os controles definidos pela empresa, podendo ser estes controles manuais ou informatizados.
Bom material de apoio!
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