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Refrigeração Aula 4 - 2009
- O sistema de refrigeração pelo método de compressão baseia-se na utilização
do calor absorvido por um corpo, durante
sua mudança de estado físico.
Queremos deixar claro que não falamos do
calor que absorve um corpo sólido quando ele
se transforma em líquido e sim, no calor que
retira um líquido quando vira vapor.
- Estes sistemas
de refrigeração usam produtos químicos
chamados “fluidos refrigerantes” e a sua condição
fundamental é que seu ponto de ebulição
é muito inferior à temperatura ambiente,
cerca de 30º C negativos.
- O sistema de compressão é o mais utilizado
nos dias de hoje e sua vantagem principal
é que o líquido, depois da sua vaporização, é
recuperado, pois a circulação é feita no interior
de um circuito fechado.
- O fluido refrigerante
encontra-se no interior do evaporador e retira
o calor do local onde ele se encontra e muda seu
estado de líquido para vapor. Esses vapores são
aspirados pelo compressor e fornecidos, sob
pressão, para o condensador.
- Neste componente,
ele vira líquido novamente e perde o calor que
absorveu. Desta forma, o calor que os alimentos
ou objetos tinham e que estavam localizados
perto do evaporador, e o calor gerado pela compressão,
são descarregados ao meio ambiente.
- O fluido refrigerante necessário no interior do evaporador
é fornecido pelo ingresso de mais fluido
que vem do condensador, mantendo, dessa
maneira, fluido refrigerante no evaporador.
- Na sua trajetória desde o condensador até o
evaporador, o refrigerante passa através de um
dispositivo de expansão, onde ele perde a sua
pressão e volta a ter a sua temperatura de vaporização.
- É assim que o circuito se completa e o fluido refrigerante volta a ter condições de absorver
calor.
- O sistema de refrigeração por compressão está
dividido em dois circuitos: de alta pressão e de baixa pressão.
Os elementos que formam o circuito de alta
pressão são aqueles que ficam entre a saída do
compressor e o dispositivo de expansão.
O circuito de baixa pressão fica entre a saída
do dispositivo de expansão até a entrada do compressor.
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