Elementos de Máquinas - Aula 3
Engrenagens são elementos de máquinas destinadas a reduzir ou multiplicar velocidade ou alterar o sentido ou direção do movimento. Transmitem ou recebem potência.
De acordo com seu formato e disposição dos seus dentes, as engrenagens são classificadas em:
• Engrenagens cilíndricas retas (ou rodas dentadas cilíndricas de dentes retos);
• Engrenagens cilíndricas helicoidais (ou rodas dentadas cilíndricas de dentes helicoidais);
• Engrenagens cônicas helicoidais;
• Engrenagens duplas ou “Espinha de Peixe”;
• Engrenagens de parafuso sem fim;
• Engrenagens hipoidais;
• Pinhão e cremalheira.
As engrenagens de dentes retos são de funcionamento um tanto ruídos, porque os dentes entram em contato entre si e se separam de uma só vez, em todo o comprimento de seu flanco.
As engrenagens de dentes inclinados ou helicoidais são, ao contrário, de funcionamento mais suave, porque mais do que um dente de cada engrenagem está simultaneamente em contato com os dentes da outra, e este contato é iniciado e perdido gradativamente, do que resulta, entretanto, uma maior ação de deslizamento entre os flancos dos dentes.
No caso das engrenagens cilíndricas helicoidais, com eixo paralelos, existe um certo esforço, que é transmitido ao longo do eixo (esforço axial) tornando-se necessário o emprego de um mancal de escora. Este esforço é anulado no caso das engrenagens duplas, porque os dentes em V criam esforços axiais iguais e de sentidos contrários, que se anulam.
Nas engrenagens de parafuso sem fim, existe uma ação de deslizamento muito pronunciada entre os dentes do parafuso e da coroa, ação que tende a remover película produzida por lubrificante que não seja suficientemente resistente, do que resulta a tendência de tais engrenagens funcionarem as temperaturas elevadas e de sofrerem considerável desgaste.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!