Aula de Química - Petrobrás - Tabela Periódica
1. Introdução
As fórmulas químicas são formas abreviadas de representar a composição química das substâncias através de símbolos químicos.
Existem diversos tipos de fórmulas químicas:
2. Fórmula Mínima:
É a fórmula que apresenta apenas a composição qualitativa e quantitativa de uma molécula. Exemplos:
- A fórmula mínima da água oxigenada é HO. Esta fórmula expressa quais os elementos que participam de uma substância e em que proporção.
- A fórmula mínima do etileno é CH2. Através desta fórmula podemos afirmar que o etileno é formado pelos elementos carbono e hidrogênio e que suas moléculas apresentam uma proporção de dois átomos de hidrogênio para um átomo de carbono.
3. Fórmula Molecular:
É a fórmula que apresenta a composição qualitativa e quantitativa da molécula e sua extensão.
Voltando ao exemplo da água oxigenada, que apresenta fórmula H2O2: esta é constituída de hidrogênio e oxigênio, a proporção dos elementos é de 1:1 e cada molécula é formada por dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio.
Temos, portanto, na fórmula molecular, além da composição qualitativa e quantitativa, o número de átomos de cada elemento que compõem a substância. De maneira semelhante, a molécula do gás etileno é formada por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (C2H4). Temos, assim, além da composição qualitativa e quantitativa, o número de átomos de carbono e hidrogênio que formam a molécula.
4. Fórmula Estrutural:
É a fórmula que apresenta a composição quantitativas, o número de átomos de cada elemento presente na molécula e a disposição dos átomos através de uma representação plana ou espacial de seus átomos e as ligações entre os mesmos. A fórmula estrutural mostra como os átomos estão ligados entre si.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!