AV1 DE DESIGN THINKING [RESOLVIDA COM NOTA MÁXIMA]
1) Design thinking: como esta metodologia contribui para a inovação e a resolução dos mais variados desafios e problemas existentes
Design Thinking é uma metodologia que te permite olhar para a ponta antes de inovar e que contribui para a resolução dos mais variados desafios. É uma forma de explicar a maneira como os designers pensam para desenvolver projetos
“Se as necessidades humanas são o ponto de partida, a metodologia de design thinking rapidamente passa a aprender criando. Ao invés de pensar o que construir, construir para pensar. Protótipos aceleram o processo de inovação. Porque apenas quando liberamos nossas ideias para o mundo que começamos a compreender suas forças e fraquezas. Quanto mais cedo fizermos isso, mais rapidamente nossas ideias evoluem”. Esta foi uma das frases citadas por Tim Brown em sua palestra para o TED, que leva o nome “Designers – Pensem Grande”.
Tim Brown é CEO e sócio da IDEO — a maior consultoria de design do mundo. Designer por formação, Brown e David Kelley, professor de Standford e fundador da IDEO, foram responsáveis por disseminar a metodologia design thinking.
Qual pilar do Design Thinking mais se relaciona à citação de Tim Brown sobre a importância dos protótipos no processo de inovação.
Alternativas:
- a)
Cocriação
- b)
Brainstorming
- c)
Exploração
- d)
Empatia
- e)
Experimentação
É comum confundirmos os termos criatividade e inovação. Enquanto a ____________ está relacionada à habilidade individual de cada um em criar novos significados no ambiente que o cerca, a _____________ está relacionada à transformação dessas ideias em ___________, ou seja, à aplicação da criatividade de maneira assertiva para resolver ______________ da sociedade. Para chegar à inovação existem diferentes métodos como, por exemplo, o _____________.
Qual alternativa melhor preenche as lacunas do texto-base?
Alternativas:
- a)
criatividade - inovação - resultados - problemas - lean startup
- b)
inovação - criatividade - resultados - problemas - PDCA
- c)
criatividade - inovação - resultados - problemas - Design Thinking
- d)
inovação - criatividade - resultados - dívidas - Design Thinking
- e)
inovação - criatividade - projetos - dívidas - lean startup
De acordo com Weschler (2002), a técnica Tempestade de Ideias foi criada pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn (publicitário americano), em 1953, e demonstrou a sua aplicação para as mais diferentes situações da vida diária. Também é conhecida pelo nome de Brainstorming, uma expressão inglesa formada pela junção das palavras brain, que significa cérebro, intelecto e storm, que significa tempestade. O Brainstorming é uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos. É uma reunião de interessados aos quais um problema foi exposto e que, numa sessão de livre associação, começam a sugerir soluções. A importância do trabalho de Osborn foi tão grande que ele pode ser considerado um dos pioneiros do estudo sobre o desenvolvimento do potencial criador. Até os dias de hoje, o trabalho de Osborn é reconhecido e exerce influência entre os pesquisadores da área.
Considerando a técnica do Brainstorming, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
Não é necessária estrutura definida e muito menos um tempo específico. Quanto mais longa, melhor os participantes pensam e formulam suas propostas, justamente por não terem nenhum tipo de limitação.
- b)
Para que a reunião seja efetiva, devemos criar regras e limites para cada ideia e julgar de imediato, para evitar que se criem alternativas que não fazem parte da nossa realidade. Equipes de alta performance buscam julgar o mais rápido possível.
- c)
Cada ideia deve conter a aprovação de um chefe executivo, onde ele analisa todas as ideias propostas e diz qual é a mais indicada para o time dar prosseguimento, justamente pelo chefe executivo possuir maior conhecimento do que o restante do time.
- d)
Em sessões de Brainstorming, seguimos algumas premissas básicas como: Não julgar, não criticar, quanto mais ideias melhor e construir em cima da ideia de outros integrantes da equipe. Isso nos garante um ambiente colaborativo e propício para ideias inovadoras.
- e)
Em sessões de Brainstorming a premissa básica é sempre a qualidade em primeiro lugar. Por isso é necessário poucas ideias, mas desde que sejam extremamente elaboradas e precisas, para evitar projetos fracassados.
Em uma situação onde uma empresa tradicional resolve desenvolver um novo produto ou serviço para ganhar maior espaço no mercado e se tornar ainda mais competitiva, podemos dizer que uma abordagem possível, é criar um espaço inovador dentro dessa mesma empresa, com uma equipe multidisciplinar, utilizando técnicas já conhecidas por empresas tecnológicas e pela grande maioria das startups, como o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável). Dessa forma, conseguimos distanciar a cultura tradicional, para a cultura de inovação e experimentação dentro da equipe formada, muito comumente encontrada em startups. Diante disso, surgem formas mais eficientes de validar se o produto ou serviço desenvolvido, está no caminho certo ou não e também prever o sucesso do mesmo em seu lançamento.
Considerando o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir:
I. O conceito do MVP se aplica para empresas que decidem criar produtos e serviços inovadores, pois permite que o produto ou serviço tenha um contato mais rápido e eficiente com os usuários, trazendo uma resposta mais rápida e clara, se aquela solução está de fato resolvendo seus problemas ou não.
II. A vantagem de se utilizar a abordagem apresentada, é a flexibilidade que as empresas encontram, caso precisem mudar o rumo do desenvolvimento dos seus produtos e serviços, adaptando de forma ágil as suas funcionalidades, para suprir todas e quaisquer necessidades dos clientes, aumentando as chances de se tornar um produto ou serviço incrível, inovador e lucrativo.
III. Empresas multidisciplinares, desenvolvidas à partir de um ambiente inovador, trazem a possibilidade de se criar o conceito de startup dentro de uma empresa tradicional, por meio de conceitos e ferramentas mais flexíveis, sem que a equipe sofra interferência pela cultura já existente e muitas vezes inflexível que as empresas tradicionais possuem.
IV. Desenvolver um produto mínimo viável, permite que a equipe, antes mesmo de terminar a conclusão total do projeto, perceba o caminho que está percorrendo e o quanto está trabalhando de forma assertiva. Ao contrário de muitas empresas tradicionais, as startups buscam ao máximo o contato próximo de quem utiliza os produtos e serviços, para evitar desenvolver algo por muito tempo e que não tenha nenhum espaço no mercado, por não oferecer uma solução de qualidade que resolva os problemas das pessoas, não sendo lucrativo para o negócio.
Diante do contexto apresentado, é correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
- a)
I e IV.
- b)
I e II.
- c)
II e III.
- d)
I, II, III e IV.
- e)
II e IV.
O Design Thinking (DT) é uma ferramenta metodológica que promove a inovação dos produtos focando nas necessidades dos clientes. O conhecimento sobre o projeto, a definição dos papéis, habilidades e competências das equipes participantes, bem como todas as partes interessadas, é de suma importância para proporcionar clareza e agilidade no desenvolvimento do projeto. As equipes são multidisciplinares e cada membro tem sua responsabilidade em uma das 5 etapas do processo de Design Thinking.
Considerando a sequência prevista para as 5 etapas do processo de Design Thinking, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
Pensamento criativo, definição, ideação, feedbacks e teste.
- b)
Empatia, insights, pensamento criativo, prototipagem e validação.
- c)
Insights, definição, feedbacks. validação e teste.
- d)
Empatia, definição, ideação, prototipagem e validação.
- e)
Empatia, brainstorming, ideação, prototipagem e teste.
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!